Ecopista do Minho 3ª Melhor Via Verde da Europa

2017-10-03
A Ecopista do Minho foi eleita a terceira Melhor Via Verde da Europa na cerimónia dos VIII European Greenways Awards realizada em Limerick (República da Irlanda), no dia 28 de setembro, promovida pela Associação Europeia de Vias Verdes e pela União Europeia. 
 
Este prémio, bienal, tem por objetivo  promover exemplos de melhores práticas e apoiar a sua replicação noutras vias verdes europeias, seguindo-se à distinção como quarta Melhor Ecopista da Europa já alcançada em 2009.
 
Considerada uma via de excelência, a candidatura da ecopista foi liderada pela Câmara Municipal de Valença e incluiu, para além dos troços das vias verdes deste concelho, os de Monção, Vila Nova da Cerveira e Caminha numa aposta concertada que permitiu potenciar um corredor verde entre Monção e Caminha, paralelo ao rio Minho em grande parte do traçado.
 
A ecopista está destinada a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha, skate e tem reforçado a oferta de lazer e turística da região com um produto de natureza que mostra alguns dos aspetos mais cativantes do Vale do Minho. Permite passeios por vinhedos, campos de cultivo, ribeiros e vistas sobre um vasto património edificado, com alguns miradouros proporcionando vistas privilegiadas para o rio Minho e as veigas, e o acesso a pesqueiras, praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000. 
 
O Centro de Interpretação da ecopista, na antiga Casa da Vigia em Valença, mostra a fauna, a flora e as memórias da antiga linha do caminho de ferro.
 
A Ecopista do Minho foi inaugurada e 14 de novembro de 2004 ligando, sempre junto ao rio Minho, a Estação de Valença e o antigo Apeadeiro da Senhora da Cabeça, em Cortes, estendendo-se numa segunda fase à Lodeira e, mais tarde, à ponte internacional Monção-Salvaterra e ao centro histórico de Monção. Com um extensão de cerca de 15 km, o troço inicial correspondia ao canal ferroviário entre Valença e Monção.
 
Hoje, com a inclusão de outros troços não ferroviários, o corredor verde tem mais de 22 km só no concelho de Valença, alargando-se também para sul aos concelhos de Vila Nova da Cerveira e Caminha.
 
 
Roteiro 3.13 MB