Corredor Norte-Sul

O projeto visa melhorar a ligação ferroviária do Eixo Atlântico de Portugal com a Europa.

Intervenções

Linha do Minho

  • Nine - Viana do Castelo
  • Viana do Castelo - Valença

 

Linha do Norte 

  • Ovar- Vila Nova de Gaia
  • Alfarelos - Pampilhosa
  • Vale de Santarém - Entroncamento
  • Braço de Prata - Alverca (Terminal Bobadela)

 

Linha do Minho

  • Permitir a utilização de tração elétrica e eliminar a rotura de carga em Nine; 
  • Construção de estações técnicas e/ou ampliação para cruzamento de comboios de mercadorias com 750m de comprimento;
  • Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
  • Aumentar a capacidade diária dos atuais 15 comboios de 300m para 20 de 750m, o que corresponde a um acréscimo de capacidade de mais de três vezes a atual;
  • Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
  • Potenciar a redução do tempo de trajeto.

Linha do Norte

  • Instalação/modernização da sinalização;
  • Supressão de Passagens de Níveis e construção de desnivelamentos;
  • Aumentar a capacidade para os comboios de mercadorias de modo a permitir a circulação de comboios de mercadorias de comprimento até 750m;
  • Modernização da infraestrutura;
  • Aumentar a segurança e flexibilidade da exploração;
  • Redução de tempo de trajeto dos serviços de Longo Curso.