Linha do Douro

Linha do Douro
A linha do Douro, explorada atualmente entre Ermesinde e Pocinho, numa extensão de aproximadamente 163 km, liga a linha do Minho ao sul do Distrito de Bragança, com itinerário paralelo ao rio Douro e elevado potencial turístico. O troço Ermesinde - Caíde está equipado com via dupla eletrificada, sinalização eletrónica, novo sistema de telecomunicações e controlo de velocidade. A restante linha é de via única não eletrificada, com cantonamento telefónico (mecânico).
 
A região entre Porto e Marco de Canaveses mostra alguma dinâmica populacional, apresentando deslocações de caracter marcadamente pendular, pelo que se deverá desenvolver no sentido de proporcionar ao Operador condições de exploração adequadas a uma Linha que cobre territórios com diferentes escalões de procura e, aos clientes finais tempos de trajeto compatíveis com o motivo da viagem.
 
O projeto de modernização da Linha do Douro foi identificado como um dos investimentos prioritários pelo Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas – Horizonte 2014-2020 (PETI3+).
 
O projeto na Linha do Douro integra intervenções já concluídas , como a reabilitação do troço Marco/Régua e intervenções planeadas, destacando-se a modernização do troço Caíde/Marco
 
 
Aceda aqui a mais informação sobre financiamento comunitário.