Foi hoje publicado em Diário da República o concurso da empreitada de modernização do subtroço Cerdeira/Vilar Formoso, da Linha da Beira Alta. Com 25 quilómetros de extensão e um investimento estimado em 50 milhões de euros, esta obra será desenvolvida no âmbito do Programa Ferrovia2020, complementando a intervenção de renovação já em curso do subtroço entre a Guarda e Cerdeira.
Com um prazo de execução de 729 dias, a empreitada envolverá a realização dos seguintes trabalhos:
- Renovação Integral de Via entre Cerdeira e Vilar Formoso;
- Construção de plataformas de passageiros com 200 metros de extensão em Estações/Apeadeiros para serviços Internacional/Intercidades e com 100m de extensão para serviço regional;
- Alteamento das plataformas à cota de 0,760m;
- Remodelação dos layouts das Estações de Cerdeira, Noémi e Vilar Formoso com o respetivo aumento dos comprimentos úteis das linhas principais para receção de comboios de mercadorias de 750m e otimização das condições de exploração;
- Construção de Infraestruturas de apoio à Sinalização e Telecomunicações;
- Execução de novas redes de Drenagens;
- Implementação do sistema de Retorno de Corrente de Tração + Terras de Proteção (RCT+TP);
- Criação de vias variantes ao traçado atual que permitam a redução de pendentes e o aumento de velocidade de circulação;
- Construção de Obras de Arte;
- Trabalho de estabilização de taludes.
A Linha da Beira Alta integra o caminho mais curto entre a costa Atlântica e a Europa do Norte, passando por França. O investimento na sua renovação e reforço de capacidade, definido no âmbito do Programa Ferrovia2020, pretende dotar a Linha de características que promovam a interoperabilidade, o aumento da eficiência e da competitividade do transporte ferroviário de mercadorias.
A Modernização do troço entre Guarda/Vilar Formoso, com 41 quilómetros e onde se integra o troço Cerdeira/Vilar Formoso, será realizada em duas fases distintas. A primeira fase corresponde à intervenção já em curso e que incide na renovação integral do subtroço da Guarda/Cerdeira, com 16 quilómetros de extensão, e a segunda fase relativa à empreitada agora a concurso.
O conjunto destas duas empreitadas representa um investimento estimado de cerca de 58,7 milhões de euros. Estes são investimentos de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte, e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.
A empreitada de “Modernização do Subtroço Cerdeira – Vilar Formoso - Trabalhos de Via, Catenária, Obras de Contenção, Caminho de Cabos e RCT+TP” integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M - Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
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