Filipe Pina, gestor na equipa de Estratégia e Planeamento da Infraestruturas de Portugal, foi reconhecido pelo seu importante contributo nos trabalhos da organização que lidera desde 2006.
A Assembleia Geral da RailNetEurope (RNE), realizada no passado mês de dezembro, distinguiu a liderança da Infraestruturas de Portugal (IP) no Network Statement Working Group com a atribuição do RNE Award 2025. O prémio foi entregue a Filipe Pina, gestor da Unidade de Regulação da equipa de Estratégia e Planeamento da empresa, em reconhecimento pelo seu papel decisivo nos trabalhos da RNE, em particular no desenvolvimento dos Network Statements.
Filipe Pina integra o Network Statement Working Group desde 2002, inicialmente sob coordenação da UIC. Com a criação da RNE, em 2004, o grupo transitou para a sua esfera de atuação. Desde 2006, Filipe Pina assume a liderança deste Grupo de Trabalho, cujos resultados são amplamente reconhecidos como exemplares, destacando-se o elevado grau de harmonização europeia alcançado: 95% nos Network Statements e 100% nos Corridor Information Documents.
Os Network Statements são documentos fundamentais elaborados pelos gestores de infraestrutura ferroviária, que definem as condições de acesso à rede, as regras de utilização da infraestrutura, os procedimentos de atribuição de capacidade e os regimes tarifários aplicáveis. Estes documentos asseguram transparência, equidade e harmonização no acesso à infraestrutura ferroviária a nível europeu.
Complementarmente, os Corridor Information Documents (CID) agregam e harmonizam a informação relevante ao longo dos corredores ferroviários internacionais, facilitando o planeamento e a operação do tráfego transfronteiriço por parte dos operadores ferroviários.
O Prémio RNE é atribuído anualmente, sendo os candidatos propostos pelos Representantes da Assembleia Geral, pelos Membros do Management Board, pelos Presidentes dos Grupos de Trabalho da RNE e pelo Secretário-Geral da organização. A seleção final é da responsabilidade do Management Board, que escolhe até dois premiados antes da realização da Assembleia Geral de dezembro.