Rotas dos Azulejos - Gilberto Renda
10 IV · HISTÓRIA E CRONOLOGIA LINHA DO MINHO Portugal foi o 14º país do mundo a ter caminhos-de-ferro, após a aplicação da força do vapor à tração de veículos de transporte comercial de passageiros, que aconteceu em Inglaterra em 1825. Com a Regeneração, reuniram-se as condições para iniciar a construção da rede ferroviária nacional cuja figura de destaque foi António Maria Fontes Pereira de Melo. Em 28 de Outubro de 1856 inaugurava-se o meio de transporte que iria permitir o desenvolvimento do país, em bitola europeia (inglesa) dado que os primeiros capitais e técnicos eram ingleses. Foi em 20 de maio de 1875 que, a norte do rio Douro, circulou o primeiro comboio, na Linha do Minho, entre Porto e Braga. O comboio chega a Caminha em 1878. Valença, que estava ligada à restante rede ferroviária desde 1882, por uma epidemia que assolava a Galiza, só viu concretizada a ligação internacional a partir de 25 de março de 1886. O Ramal de Monção, inaugurado em 1915, foi encerrado em dezembro de 1989. LINHA DO DOURO O projeto da construção das linhas do Minho e Douro revela o esforço realizado em Por- tugal, com capitais portugueses, na segunda metade do séc. XIX, para dotar o país de vias rodo e ferroviárias que satisfizessem as necessidades da Revolução Industrial. Em 29 julho de 1875, circulou o primeiro comboio na Linha do Douro entre o Porto e Penafiel. A Régua passou a ser servida por comboio em 1879, o Pinhão em 1880, o Tua em 1883, chegando o comboio a Barca d’Alva em 8 de dezembro de 1887, com ligação a Salamanca através da ponte internacional sobre o rio Águeda. O troço entre esta loca- lidade e o Pocinho foi encerrado em outubro de 1988. RAMAL DE VILA VIÇOSA As linhas férreas ao Sul do Tejo foram con- tratadas entre o Barreiro e Vendas Novas, com um ramal para Setúbal na bitola de via 1,44m, à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo, e entre Vendas Novas e Évora e Beja, foi contratada à Companhia “Inglesa” e construída na bitola de 1,67m. Os problemas para a exploração levaram a que, no ano de 1867, a bitola fosse unifor- mizada para 1,67m. A exploração até Vendas Novas começou em 1858, chegando o comboio a Évora em 1863, a Estremoz em 1873 e a Vila Viçosa em 1905. O serviço de passageiros entre Évora, Estre- moz e Vila Viçosa terminou em dezembro de 1989, sendo desativado em 2011 o troço Évora-Estremoz.
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