Rotas dos Azulejos - Gilberto Renda

11 LINHA DO TÂMEGA LINHA DE SINES O Ramal de Sines, que começou por ser apontado como parte do percurso ferrovi- ário que levaria a Lagos foi concluído em setembro de 1936, ligando em Ermidas-Sa- do, na Linha do Sado, ao centro da Vila de Sines. Em dezembro de 1989 foi encerrado o serviço de passageiros entre a Bifurcação de Sines e Sines-Cidade. A ligação ao Porto de Sines aconteceu em 1992, tendo sido eletrificada em 2002, no percurso Sines-Á- guas de Moura. LINHA DO SABOR Reconhecida a necessidade da construção em 1879, classificada em 1900 foi iniciada em 1903. Apesar de preconizada a constru- ção como ligação internacional, com saída quer do Porto quer de Viseu, por Zamora a caminho de França, no Plano de 1877 classificou-se a linha com o objetivo único de servir as minas de ferro, mas, em 1879, foi definida a directriz Pocinho-Moncorvo, Mogadouro e Miranda. Em 1901 houve concurso para a ponte para serviço do ca- minho-de-ferro e da estrada, em tabuleiros sobrepostos, concluída em 1908. O troço Pocinho – Carviçais foi aberto à exploração em setembro de 1911; o de Carviçais a Lagoaça em julho de 1927; o de Lagoaça a Mogadouro em julho de 1930 já com gestão da Companhia Nacional, após o subarrendamento à CP. O comboio chegou a Duas Igrejas, a 10 Km de Miranda do Douro, troço onde se localiza a estação de Sendim, em maio de 1938. Os 105,291 Kms demoraram 35 anos a construir. O encerramento aconteceu em 1981 para passageiros e em 1988 para mercadorias. Com início na Livração, a Linha do Tâmega, complementar da do Douro, só começou a ser construída em março de 1905 pelos Caminhos-de-Ferro do Estado - Minho e Douro. O primeiro troço, entre Livração e Amarante, foi inaugurado em março de 1909; o 2º, entre Amarante e Gatão em outubro de 1921; o 3º, entre Gatão e Chapa, abriu à exploração em junho de 1926. Em 1927 a CP toma por arrendamento as linhas dos CFE e subaluga a do Tâmega à Caminhos-de-Ferro do Norte de Portugal (NP), que faz chegar o comboio a Celorico de Basto em março de 1932. Em 1947 esta linha passou para gestão da CP, chegando o comboio a Arco de Baúlhe em janeiro de 1949, servindo de permeio a Estação de Mondim de Basto.

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