Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO
Portugueses. Tem por objeto principal a prestação do serviço público de gestão da infraestrutura integrante da rede ferroviária nacional e a construção, instalação e renovação das infraestruturas ferroviárias. 2001-11-14 · Assinatura do protocolo entre a REFER e as Câmaras Municipais de Valença e Monção para a construção da primeira Ecopista – projeto de requalificação de vias desativadas. 2004-04-21 · Reabertura do troço Lousado – Nine e do Ramal de Braga, após obras de eletrificação e duplicação em via larga. 2004-06-06 · Início do serviço Alfa pendular entre Braga e Faro – Eixo Atlântico. 2006-08 · Início da 1ª fase de modernização do troço Nine/Valença 2014-07 · Início do serviço internacional comboio Celta – ligação Porto/Vigo/Porto 2014-12-01 · O Serviço de Longo Curso reforçou a sua oferta para Braga com duas novas ligações Intercidades por extensão de serviço do eixo do Porto. 2015-06-01 · Criação da Infraestruturas de Portugal, SA, empresa pública que resulta da fusão entre a Rede Ferroviária Nacional – REFER e a EP - Estradas de Portugal. Tem por objeto a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação, exploração, requalificação, alargamento e modernização das redes rodoviária e ferroviária nacionais, incluindo-se nesta última o comando e controlo da circulação. 2017-01-30 · Contrato para eletrificação do troço Nine/Viana do Castelo. 2019-07-15 · Inauguração oficial dos troços eletrificados na Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo. ESTAÇÃO DE PORTO–SÃO BENTO Localizada no Largo da Feira de São Bento, junto à muralha fernandina, a construção da estação vem obrigar à demolição do Convento de São Bento de Ave-Maria e dar início ao desenvolvimento de novas dinâmicas na configuração do Centro Histórico. Encomenda da Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado, Direção do Minho e Douro, e edificado no local do extinto Convento de São Bento de Ave Maria, imóvel quinhentista, iniciou-se a atual construção nos primeiros anos do século XX. As linhas e plataformas encontravam‑se já em pleno funcionamento desde 1896, ligando o centro da cidade à Estação de Campanhã, através da denominada Linha Urbana do Porto, tendo obrigado à abertura de três túneis depois de perfurados os fundos da Quinta da China, Monte do Seminário e da Praça da Batalha. O atual edifício veio substituir um barracão de madeira, inaugurado em outubro de 1896, e assim resolver o descontentamento da população e notáveis da cidade que exigiam uma estação central digna no centro histórico. O projeto foi apresentado à Câmara Municipal do Porto em maio de 1897 e sofreu alterações até ser definitivamente aprovado. Numa composição ditada por uma lógica funcional específica, este edifício tem planta em forma de “U” onde assenta uma massa volumétrica de cheios - o granito vindo das pedreiras de São Gens - e vazios - os vãos de portas e janelas. Esta obra de José Marques da Silva (Porto, 1869 - Porto, 1947) é considerada um “monumento formador da identidade urbana” do Porto pela “introdução nas práticas construtivas da cidade um gosto inédito”. PORTO–SÃO BENTO
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