Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO
1875-01-05 · Início da construção da ponte Maria Pia sobre o rio Douro na Linha do Norte. 1877-11-04 · Inauguração da ponte sobre o rio Douro na Linha do Norte. 1877-11-05 · Abertura à exploração pública do troço entre Gaia e Campanhã na Linha do Norte. 1880-23-06 · Lei autorizando a construção de um Ramal de Caminho de Ferro de via larga que partindo da estação de Campanhã ligue os Caminhos de Ferro do Minho e o do Norte com a alfândega do Porto. 1885-10 · Inauguração da Linha do Norte a partir da estação de Coimbra para a cidade. 1889-01-07 · Alvará aprovando os estatutos da Associação dos Operários das Oficinas Gerais CF Norte e Leste de Portugal. 1902-05-19 · Abertura à exploração pública da 2ª via entre Gaia e Granja na Linha do Norte. 1904-01-15 · Abertura à exploração pública da Linha de Setil - Vendas Novas, estabelecendo a ligação das redes do norte e a sul do Tejo. 1911-04-16 · Os comboios rápidos Lisboa R e Vila Nova de Gaia bem como o Sud-Express passam a ser rebocados pelas locomotivas série 351 a 365 adquiridas à Henschel & Sohn. 1915 · Duplicação da Linha do Norte. 1916-07-02 · Nova estação de Aveiro do arquiteto José Coelho que projeta um edifício num estilo “casa portuguesa”. 1918-01-21 · Portaria aprovando o projeto de ampliação da estação de Vila Nova de Gaia. 1948-09-15 · Chegam as locomotivas diesel-eléctricas fabricadas pela ALCO nos EUA, com potência de 1500 hp para serviços mistos de passageiros e mercadorias nas linhas do Norte. 1948-10-04 · Primeira experiência de velocidade e reboque de comboio de passageiros com locomotiva diesel – eléctrica e carruagens suíças entre Entre – Campos e Gaia. 1949-08-17 · Construção de posto de recolha e conservação de locomotivas Diesel-elétricas em Gaia. 1951-06-14 · Contrato de Concessão Única com reorganização do sector ferroviário, a CP passa a explorar toda a rede ferroviária com exceção da Linha de Cascais. 1954-08-21 · Entrada ao serviço das automotoras diesel‑elétricas Allan, série 300. 1952-12-30 · É nomeada uma comissão de eletrificação formada pelos eng. Pedro Filipe Adeodat de Brion, José Albino Machado Vaz, A. Ferro Palma em representação da Companhia Nacional de Eletricidade, José Valério Vicente Júnior, Armando Luís Pinto Monteiro para dar início ao programa de eletrificação da rede ferroviária nacional. 1953-03-09 · Viagem inaugural do comboio “Foguete” entre Lisboa e o Porto. 1953-10-15 · Início do serviço Lisboa - Porto pelo comboio “Foguete”. 1955-03-12 · Adjudicação ao Groupement d`Étude et Electrification des Chemins de Fer en Monophasé 50 Hz dos trabalhos e fornecimentos de locomotivas, UTE, subestações e sinalização, necessários à electrificação da Linha do Norte até ao Entroncamento. 1955-05-03 · Contrato com a Telefon A. B. L. M. Ericsson para os trabalhos de telecomunicações, para a primeira fase de eletrificação da rede ferroviária. 1955-03-12 · Adjudicação ao grupo sueco Ericsson dos trabalhos e fornecimentos respeitantes às telecomunicações necessárias à eletrificação da Linha do Norte até ao Entroncamento. 1957-04-28 · No âmbito das comemorações do centenário do caminho-de-ferro, inaugura-se a tração elétrica na rede ferroviária explorada pela CP: Linha de Sintra e no troço entre Lisboa e o Carregado na Linha do Norte. 1958-06-30 · Inauguração da tração elétrica entre Lisboa e o Entroncamento. 1963-04-05 · É encomendado a Edgar Cardoso o anteprojeto da nova ponte ferroviária sobre o Douro. 1963-07-01 · Passam a existir apenas duas classes nas linhas de caminhos de ferro portugueses. 1963-10-15 · Inauguração da eletrificação entre Pombal e Coimbra. 1964-03-20 · Inauguração da eletrificação no troço Coimbra · Pampilhosa. 1966-02-17 · Autorizada a montagem do freio de vácuo e de um dispositivo de homem-morto para as 36
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