Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO

LINHA DA BEIRA ALTA O Caminho de Ferro da Linha da Beira cedo despertou interesse devido à sua “vocação” de linha internacional. Foram encomendados diversos estudos e traçados sendo o Eng. Bento Fortunato de Moura Coutinho de Almeida d’Eça incumbido de elaborar o projeto definitivo da linha pelo Norte do Mondego. A linha foi projetada em cinco secções, numa extensão de 200,987 quilómetros (de Pampilhosa à Fronteira), com três túneis, seis pontes com tabuleiros de ferro e cinco em alvenaria. Em 1878 a concessão da Beira Alta foi atribuída à Société Financière de Paris – que fundou a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta responsável pela construção e exploração da linha. Em 30 de junho de 1882 foi publicada a portaria que autorizou a abertura à exploração pública da linha. Inaugurada com a presença da família real, abriu ao público em agosto de 1882. No final dos anos 30 devido ao aumento crescente das cargas transportadas por caminho-de-ferro, a modernização do material circulante e a idade das pontes ferroviárias da rede ferroviária nacional, levaram ao desenvolvimento de trabalhos de reforço e consolidação das mesmas. Em 1953 foi adjudicada à Casa Alemã Fried Krupp, com financiamento ao abrigo do Plano Marshall, que concebeu e foi responsável pelo fabrico e montagem das seis pontes de maior envergadura daquela linha. Em 1945 publica-se a Lei 2008, de Coordenação dos Transportes Terrestres que define as bases da concessão única, para um só operador ferroviário, assim em 28 de dezembro de 1946 é assinada a escritura de transferência da concessão, construção e exploração da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta para a CP. E, no dia 1 de janeiro de 1947, a CP tomava conta da posse da linha e iniciava a sua exploração. Nos anos 40 a CP inicia o processo de dieselização da exploração das suas linhas, procedendo a diversas obras de adaptação da infraestrutura. Em 1988 a CP inicia um vasto programa de modernização da linha, que foi concluído pela REFER e que passou pela retificação de traçados, renovação integral e duplicação da via, reconversão de túneis, modernização da sinalização e eletrificação da linha. CRONOLOGIA BREVE 1875-04-09 · Portaria encarregando Bento Fortunato de Moura Coutinho d’Eça de elaborar o projeto definitivo para a construção do caminho‑de-ferro da Beira Alta. 1876-05-25 · Portaria que aprova o projeto definitivo. 1876-09-11 · Decreto abrindo concurso para a construção e exploração da linha. 1878-08-03 · Concessão da Beira Alta (Pampilhosa à fronteira e ramal de Coimbra) à Société Financière de Paris. 1879-01-08 · Alvará aprovando os estatutos da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta. 1879-09-03 · Foi aprovado um novo contrato com a Beira Alta, de construção e exploração do caminho-de-ferro de Pampilhosa à Figueira da Foz. 1883-11-23 · Transferência da concessão do ramal de Coimbra para a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. 1882-06-30 · Portaria que autorizou a abertura à exploração pública da Linha da Beira Alta. 1882-07-01 · Abertura à exploração pública da Linha da Beira alta (Figueira da Foz e a fronteira por Vilar Formoso).

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