Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO

LOUSÃ 2009-12-01 · Encerrado o serviço ferroviário entre Miranda do Corvo e Serpins. 2010-01-04 · Encerrado o serviço ferroviário entre Coimbra e Miranda do Corvo. ESTAÇÃO DA LOUSÃ O edifício de passageiros apresenta uma das tipologias arquitetónicas tradicionais, de composição simétrica nas fachadas principal e virada à antiga linha‑férrea. Corpo central de dois pisos ladeado por dois de um piso e de pequenas dimensões. Coberturas em telhados de quatro águas. A estrutura metálica, pilares e treliças, do alpendre é original, um dos já raros exemplares da arquitetura do ferro em Portugal. Material indissociável dos grandes programas arquiteturais surgidos com o desenvolvimento da sociedade industrial, o ferro alia caraterísticas únicas de leveza e transparência, racionalidade e robustez, possibilitando invenções formais infindáveis. A partir de meados dos anos 50 do século XIX os caminhos-de-ferro, ascensores, pontes, mercados, estufas, armazéns e unidades fabris foram os grandes produtos das novas tecnologias de construção e a promessa de uma nova arquitetura. A arquitetura do ferro é uma das criações mais originais do século XIX e uma das que mais contribuem para a formulação do seu imaginário, muitas vezes conhecida como arquitetura de engenheiros ou, como escreveu o historiador francês Pierre Francastel, a “feliz inserção das técnicas na vida das artes”. Nota: A abertura à exploração até à Lousã foi realizada no dia 16 de Dezembro de 1906, pela Companhia Real.

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