Rotas do Azulejos - ROTA AUTORIA JORGE COLAÇO

RAMAL DE CÁCERES Desde outubro de 1866 que os dois países ibéricos se encontravam ligados por caminhos de ferro através da fronteira Elvas – Badajoz. O percurso era longo o que desde logo levou a ponderar‑se outras alternativas no sentido de encurtar distâncias e tornar a ligação mais rápida. Neste sentido, em 1877, a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses é autorizada a construir um Ramal da Linha do Leste à fronteira espanhola, junto de Cáceres - Ramal de Cáceres, entre a estação de Torre das Vargens e a fronteira, por Marvão, na distância de 72,445 km, sem pedido de subsídio ao Estado, perante a miragem do tráfego espanhol das fosforites a canalizar para o porto de Lisboa. Em julho de 1878 iniciaram‑se os trabalhos de construção que, a partir de Torre das Vargens, iria entroncar com a rede espanhola na Estação de Arroyo –Malpartida, na província de Cáceres. O ramal é inaugurado para mercadorias, em 1879, e a 8 de outubro de 1881 inaugura-se o serviço de passageiros entre Lisboa e Madrid por Marvão - Valência de Alcântara. O ramal constituía a ligação mais rápida entre as duas capitais ibéricas, iniciando‑se assim, alguns serviços internacionais apesar da linha estar mais vocacionada para as mercadorias. Encerrada à exploração em 2011, tendo o comboio Lusitânia‑Expresso sido transferido para a Linha da Beira Alta.

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