Rotas dos Azulejos - Travessia Ferroviária Norte-Sul

1856-10-28 • É inaugurado o caminho-de-ferro em Portugal, com a abertura do troço Lisboa/Carregado da Linha do Norte (à data denominada Linha do Leste). 1860-05-11 • É criada a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses (posteriormente denominada Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP), atual Comboios de Portugal, E.P.E.) para construir as linhas ferroviárias que ligassem a cidade de Lisboa ao Porto e à fronteira com Espanha em Badajoz. 1861-02-01 • Entra ao serviço o primeiro troço da Linha do Sul (à data denominada Linha do Vale do Sado, Linha do Sado, Ramal do Sado ou Ramal de Setúbal), entre o Pinhal Novo e Setúbal, executada pela Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo. 1861 • A Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo é nacionalizada pelo Estado. 1864 • A Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo é fundida com a Companhia do Sueste. 1869 • A Linha do Sul e a Linha do Sueste passam para a posse do Estado, na sequência da nacionalização da Companhia do Sueste e consequente criação dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste. 1920-05-25 • É concluída a extensão da Linha do Sul até à Funcheira. 1926-11-16 • É publicado o Decreto n.º 12-684, que abre um concurso entre companhias portuguesas para a concessão da exploração das Linhas Férreas do Estado (Minho e Douro, Sul e Sueste). 1927-05-11 • A CP passa a explorar as Linhas Férreas do Estado. 1987-08-20 • Através do Decreto-Lei n.º 315/87, o Governo cria o Gabinete do Nó Ferroviário de Lisboa (GNFL), sob a tutela do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, com a missão de promover, coordenar, desenvolver e controlar as ações e os meios necessários à permanente adequação, quantitativa e qualitativa, do transporte ferroviário à expansão socioeconómica da área metropolitana de Lisboa. 1988-02-19 • Através da Resolução n.º 6/88, de 19 de fevereiro, o Conselho de Ministros aprova o Plano de Modernização dos Caminhos de Ferro (1988-1994), onde se inclui a implementação do Eixo Ferroviário Norte-Sul da Região de Lisboa (EFNS). 1992-03-18 • Através da Portaria n.º 787/92, o Governo aprova o lançamento do concurso público de adjudicação da conceção, construção e exploração, em regime de concessão, da ligação ferroviária e transporte suburbano de passageiros na travessia do Tejo pela Ponte 25 de Abril e no Eixo Norte-Sul da Região de Lisboa. 1994-03-03 • É publicado o Decreto-Lei n.º 71/94, que cria o Gabinete de Gestão das Obras de Instalação do Caminho-de-Ferro na Ponte sobre o Tejo em Lisboa (GECAF), com a missão de tratar da instalação da ferrovia na Ponte 25 de Abril. 1994-08-17 • É publicado o Decreto Regulamentar n.º 19/94, determinando as medidas preventivas para as áreas que iriam ser necessárias para a intervenção do EFNS. 1994-12-19 • É publicado o Despacho n.º 57-XII/94, de 5 de dezembro, do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que determina que seja incluído no âmbito da atividade do GNFL a construção das infraestruturas necessárias à instalação da Ligação Ferroviária Norte-Sul através da Ponte sobre o Tejo. 1995-07-27 • É consignada a primeira empreitada do EFNS, correspondente ao denominado Lote E004 - Trabalhos Preparatórios, Terraplenagens, Drenagens e Trabalhos Complementares entre os km 11.400 e 8.100. 1996-01-24 • É consignada a empreitada de instalação do caminho-de-ferro na Ponte sobre o Tejo e no viaduto de acesso, bem como os trabalhos de alargamento do tabuleiro e de beneficiação geral das estruturas da ponte e do viaduto. 1997-04-29 • É criada a Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P., por integração da Direção-Geral de Engenharia e Investimentos, da Divisão de Aprovisionamentos e da Direção-Geral de Gestão e Infraestruturas da CP e dos Gabinetes dos Nós Ferroviários de Lisboa e do Porto, assim como o GECAF, com a missão de assegurar a gestão da rede ferroviária nacional. 1997-07-28 • É publicada a Portaria n.º 565-A/97, que regula o procedimento de concurso público internacional para adjudicação, em regime de concessão, durante 30 anos, da exploração do serviço de transporte ferroviário suburbano de passageiros no Eixo Ferroviário Norte-Sul da Região de Lisboa, com extensão a Setúbal. 1999-06-22 • O Estado português celebrou o contrato de concessão para a exploração do serviço de transporte ferroviário suburbano de passageiros no Eixo Ferroviário Norte-Sul com a Concessionária Fertagus – Travessia do Tejo, Transportes, S.A. 1999-07-29 • É inaugurada a primeira fase do EFNS, entre o Terminal Técnico de Chelas e o Parque de Material Circulante de Coina, passando pela Ponte 25 de Abril, com uma extensão total de 27 km. Elementos Cronológicos 10

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