Rotas dos Azulejos - Travessia Ferroviária Norte-Sul
Obras de Arte de Engenharia A construção da Ponte sobre o Tejo teve início em 1962, e a sua inauguração e abertura ao tráfego foi realizada em agosto de 1966. Semelhante à Ponte Golden Gate, em São Francisco, chamava-se na altura Ponte Salazar. No ranking das pontes rodoferroviárias relativamente ao maior vão suspenso, a Ponte 25 de Abril ocupa a 1.ª posição na Europa e a 3.ª no Mundo. Ao longo dos últimos anos, esta emblemática infraestrutura, obra de engenharia única e intemporal, adaptou-se e respondeu às necessidades de mobilidade urbana, acompanhando o processo de metropolização a sul, sendo utilizada diariamente por cerca de 300 mil utentes, por rodovia e ferrovia. A aceleração do crescimento dos movimentos pendulares casa-trabalho e casa-escola, bem como as filas de trânsito constantes no acesso à Ponte, conduziram à introdução, em junho de 1999, do comboio na Ponte, tal como inicialmente projetado. A ferrovia regista uma afluência de cerca de 174 comboios/dia e a rodovia mais de 150 000 veículos/dia. O 50.º aniversário da Ponte 25 de Abril, em 2016, marcou o arranque do Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril - Experiência Pilar 7, um projeto turístico e cultural que integra um miradouro panorâmico e uma experiência sensorial, física e intelectual no pilar da ponte em Alcântara. 5
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