Rotas dos Azulejos - Travessia Ferroviária Norte-Sul
José Manuel Santa-Bárbara Lisboa, 28 de outubro de 1936 Designer e artista plástico “Ingressa na Escola de Artes Decorativas António Arroio onde tira o curso de cerâmica e o curso de habilitação à Escola de Belas artes. É aluno do mestre Abel Manta. Em 1955 ingressa na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, curso de Escultura. 1958 - Frequenta o curso de Cenografia no Conservatório Nacional de Lisboa. 1960 - Conclui o curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para realização de levantamento de equipamento urbano a nível Nacional (com Pitum Keil do Amaral, em 1962-64). 1994- É convidado pelo Metropolitano de Lisboa para realizar uma intervenção plástica na estação de Entrecampos. 1998-99 - Seis painéis de azulejo para a estação de caminho-de-ferro do Pragal. Intervenção plástica na fachada sul da estação de caminho-de-ferro de Entrecampos/Lisboa. Autor multifacetado, Santa-Bárbara tem-se dedicado a múltiplas áreas e atividades do design gráfico, do design de equipamento urbano, interiores e mobiliário, design industrial; desenho, pintura, cerâmica (azulejo), gravura, ilustração; escultura, medalhística. Participa em exposições individuais e coletivas.” Jun Shirasu Tóquio, em 1965 Pintor Em 1990 conclui o B.A. de Pintura e Gravura pela Universidade de Arte Musashino, em Tóquio. Entre 1990 e 93 estudou pintura e gravura e, em 1993, obtém o Diploma em Gravura pela Slade School of Fine Arts (UCL.), em Londres. Entre 1993-94 integrou vários projetos pedagógicos na área da gravura na UCL, em Londres e na Universidade Palacky, na República Checa. É, desde 1999, professor na Itsckaichi - Escola Municipal de Artes, em Tóquio, e professor convidado do curso de Gravura na Universidade de Arte Musashino, também em Tóquio, desde 2006. Expondo regularmente desde 1989, visitou Portugal em 1998, a convite da Galeria Ratton e de Bartolomeu dos Santos, seu antigo professor na Slade School, onde pintou azulejos pela primeira vez, para dar apoio na execução da intervenção artística em azulejo para a Estação Ferroviária do Pragal. Entre 2001 e 2016, e sob a tutela da Galeria Ratton, desenvolve várias residências artísticas em Portugal, para aprofundar técnicas e conhecimentos na área da azulejaria portuguesa que deram origem a importantes trabalhos de arte pública e exposições. Com curadoria da Ratton realizou várias exposições individuais em Portugal: “Jardins Aquáticos” (Galeria Ratton, 2002); “Regresso do Oriente” (Galeria Ratton, 2008); “A viagem da Camélia” (Galeria Ratton, 2017) e “Azulejo em Viagem 1998>2015”, uma retrospetiva no Museu do Oriente, em Lisboa (2017). Com produção Ratton, realizou ainda a intervenção artística em azulejo para a Estação Ferroviária de Palmela e o mural azulejar Viagem da Camélia no edifício Praça da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (2018). O seu trabalho foi distinguido com vários prémios, entre os quais o Prémio de Excelência da Universidade de Arte de Musashino, Tóquio (1990); o Prémio Joana Abranches Pinto 2010, atribuído pela Embaixada Portuguesa em Tóquio, pela intervenção artística em azulejo para a Estação de Palmela (2011) e o Prémio SOS Azulejo 2018 de “Intervenção Artística em Azulejo” com o mural azulejar Viagem da Camélia. Está representado em várias coleções públicas. in Galeria Ratton | Ratton Cerâmicas Júlio Pomar Lisboa, 10 de janeiro de 1926 – Lisboa, 22 de maio de 2018 Pintor, escultor e ilustrador Trabalhou entre Paris e Lisboa. Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e passou pelas Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto. Fez desenho, gravura, escultura, ilustração, tapeçaria e azulejo, dedicando-se sobretudo à pintura e à escrita. Em 1963, mudou-se para Paris. Vinte anos depois voltou a ter atelier em Lisboa, trabalhando desde então nas duas cidades. Expôs individualmente em museus e galerias de Lisboa, Porto, Paris, Bruxelas, São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Macau, Pequim e Istambul. Das obras realizadas para edifícios públicos, além dos frescos no Cinema Batalha (Porto, 1946), que julgava até 2022 estarem destruídos, estando em processo de restauro e dos azulejos do Gran’Circo Lar (Brasília, 1987), destruído e mais tarde com o mesmo imaginário refeito na Biblioteca Nacional de Brasília, destacam-se os trabalhos em azulejo para a Estação de Alto dos Moinhos do Metro de Lisboa (1983-84) e para a Praça da Língua Portuguesa, em Brasília. Com produção Ratton, realizou a intervenção em azulejo na Estação Ferroviária de Corroios e os painéis em azulejo para o Palácio de Justiça da Moita (1994), para o Museu da Cerveja (2014) e para a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau (2015), ambos em Lisboa, assim como os “Contos Morais”, exibidos na Galeria Piltzer, Paris e Salander-O’Reilly Galleries, Nova Iorque (1999). Em 2018 foi colocado na entrada para o Atelier-Museu Júlio Pomar, o painel de azulejo “Auto-Retrato”. Em 2004, foi criada a Fundação Júlio Pomar e em 2013 inaugurou o Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa. Neste mesmo ano Pomar recebeu o Prémio Carreira SOS Azulejo 2013. A extensa e consagrada obra de Júlio Pomar foi objeto de diversos prémios e edições e está representado em inúmeras coleções públicas e privadas, tanto em Portugal como no estrangeiro. in Galeria Ratton | Ratton Cerâmicas Saiba mais 77 Artistas Plásticos - Notas Biográficas
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NzgzMzI5