Estado da Infraestrutura

A disponibilização pública da informação sobre o estado da Infraestrutura gerida pela Infraestruturas de Portugal é suportada numa política de comunicação aberta e transparente, e destina-se às diversas partes interessadas, ao Estado como entidade Concedente, às entidades reguladoras, aos clientes e fornecedores e ao público em geral.

Trata-se de informação atualizada anualmente, que constitui uma peça fundamental na definição das necessidades, estratégia e prioridades que baseiam o plano de investimentos de curto e médio prazo da empresa, e permite uma maior otimização na gestão dos recursos disponíveis e capacidade de resposta na manutenção de um nível de serviço (disponibilidade e fiabilidade) adequado às expectativas dos utilizadores.

Esta análise agrega os indicadores recolhidos pela atividade regular de inspeção e diagnóstico à condição das infraestruturas rodoviárias sob gestão da IP, estando neste momento disponíveis os indicadores de desempenho relativos a 2022.

Segurança da Infraestrutura

A segurança da infraestrutura é salvaguardada através das práticas de inspeção e fiscalização, e acautelada sempre que necessário através de ações imediatas de manutenção, e de adequação das condições de exploração (limitação de velocidade e/ou de carga, restrições de via ou interditação da circulação).

Âmbito e Metodologia
Ativos Abrangidos

A disponibilização pública da informação do estado da infraestrutura gerida pela IP abrange os seguintes tipo de ativos integrantes da infraestrutura ferroviária:

  • Via-férrea (via e aparelhos de via)
  • Obras de Arte (pontes e túneis) e obras geotécnicas
  • Suporte à tração (catenária, subestações e postos de catenária)
  • Sinalização e segurança (sistemas de sinalização e sistemas de controlo de velocidade
Metodologias de Avaliação

A avaliação do estado da infraestrutura ferroviária é suportada numa metodologia de transformação dos dados técnicos de inspeção em informação integrada de gestão.

Considerando a necessidade de harmonização da avaliação do estado de condição dos vários tipos de ativos que integram as redes, a apresentação dos resultados é feita tendo por base quatro níveis qualitativos (Bom, Razoável, Requer atenção e Insatisfatório) designados por Estados de Condição, os quais têm correspondência numa escala contínua que varia entre 0 (zero) e 8 (oito) e que configura um Indicador de Desempenho.

Aval
Estado de Condição Indicador de Desempenho (lD) Descrição
Bom 6,00 a 8,00 Adequado para longo prazo
Razoável 4,00 a 5,99 Adequado para médio prazo
Requer Atenção 2,00 a 3,99 Adequado para curto prazo
Insatisfatório 0,00 a 1,99 Necessita Investimento
Fontes de Informação

Esta informação baseia-se em dados técnicos de inspeção, obtidos no seu essencial nas campanhas de inspeção principal às redes. A constante aposta da IP no desenvolvimento das tecnologias e processos utilizados ao nível da inspeção e diagnóstico, pode implicar a alteração da metodologia de cálculo de indicadores, limitando a comparabilidade com dados anteriores e a interpretação da informação, em determinados momentos temporais.

Além desta situação, as inspeções principais inserem-se num conjunto mais alargado de atividades de gestão e fiscalização das redes no qual se incluem também inspeções de rotina para os mesmos grupos de ativos, das quais resulta informação diária e que, sempre que necessário, determina atuações no sentido de garantir a segurança na utilização da infraestrutura.

Indicadores de Desempenho

A apresentação de valores representativos da Rede Ferroviária Nacional (RFN) corresponde à média ponderada (em função dos custos de manutenção e renovação) dos respetivos indicadores de cada grupo de ativos abrangidos, métrica esta incluída no Contrato-Programa celebrado entre a IP e o Estado Português relativo à gestão da Rede Ferroviária Nacional.

 

Considerando a globalidade da Rede Ferroviária Nacional, o ID apurado para 2022 (5,20) traduz uma variação positiva relevante face ao valor verificado em 2021 (5,02), tratando-se da média ponderada dos respetivos indicadores de cada grupo de ativos.

Tal variação é sobretudo suportada na melhoria observada nos ativos de Via (ativos estes que, incluindo a superestrutura de Via e os Aparelhos de Via, representam cerca de 45% do peso do indicador relativo à RFN) e de Sinalização e Segurança (ativos estes que, incluindo os Encravamentos e Equipamentos Exterior e o Sistema ATP, representam cerca de 27% do peso do indicador relativo à RFN). Estas variações resultam de intervenções executadas no decorrer do ano de 2022 em diversos locais da rede, assim como da entrada ao serviço de novos ativos de Sinalização e Segurança no âmbito do programa Ferrovia 2020.

Os dados relativos ao ano de 2022 apontam para que, no caso dos ativos de suporte à tração cerca de 92% se encontram em estado Bom ou Razoável, referindo-se também que nos ativos de sinalização e segurança essa prevalência é de 84%, não se registando a presença de ativos em estado Insatisfatório. 

Considerando a totalidade dos ativos que integram a RFN, é de referir que em 2022 de 79% dos ativos avaliados se apresentavam nos estados Bom ou Razoável (em 2021 era de valor 74%).