Inovação

Perante a velocidade a que o mundo tem vindo a mudar, e atendendo especificamente às evoluções e revoluções que a mobilidade e a sociedade em geral enfrentam, a IP tem apostado no desenvolvimento de uma visão para a Inovação e, como tal, compromete-se não só em “ligar destinos”, mas também em “ligar o presente ao futuro”.

Para a IP a Inovação é um agente impulsionador e dinamizador da melhoria dos serviços que presta, originando novas soluções e produtos que fomentem a eficácia e conduzam a novos negócios.

Por forma a concretizar a Inovação em toda a organização, a IP cumpre a sua missão de desenvolvimento e promoção de um conjunto de atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, em áreas científicas e técnicas prioritárias, privilegiando o estabelecimento de parcerias e procurando beneficiar das oportunidades e dos apoios disponíveis a nível nacional e internacional.

De modo a alcançar a visão e a missão a que se propôs, a IP tem um posicionamento robusto perante a Inovação e definiu uma estratégia que se organiza em torno de várias áreas chave da sua atividade e de desafios e oportunidades que se relacionam maioritariamente com as Macrotendências do Sistema de Mobilidade e dos Transportes, temas estes que a empresa pesquisa e acompanha de forma sistemática e com grande proximidade.

Neste âmbito, a IP possui o Programa dos 50 Desafios de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Infraestruturas de Portugal (IP), que visa encontrar soluções para as necessidades de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) do Grupo IP e que possam ser apoiadas pela colaboração com a comunidade científica, tecnológica (C&T) e empresarial. Estas necessidades de IDI podem ser aquelas já hoje sentidas pelo Grupo IP, na sua atividade, ou consistir em desafios que se antevejam, face às tendências de evolução da mobilidade e da sociedade.

Nesta medida, decorrem já hoje na IP vários projetos de IDI, que permitem investigar e testar várias das macrotendências da mobilidades e transportes, por via de diferentes pilotos a decorrer nas infraestruturas da IP.