IP associa-se à Campanha “Eu sou VIH+ e visível” no Dia Mundial da luta contra a SIDA

Património
Responsabilidade Social
  • Campanha “Eu sou VIH+ e visível”

10 pessoas que vivem com VIH dão a cara em campanha nacional inédita.

No dia 1 de dezembro assinala-se o Dia Mundial da luta contra a SIDA, com o objetivo de sensibilizar, informar e demonstrar solidariedade internacional, relembrando a população sobre a importância das medidas de prevenção adequadas e a sua correta utilização.
 

A Infraestruturas de Portugal associa-se à campanha, através do apoio à divulgação da mesma e da sua rede de mupis, em várias estações do país.

Os preconceitos sociais não acompanharam a extraordinária evolução da medicina, fazendo com que atualmente quem vive com o VIH tenha que esconder a sua condição de saúde para não ser alvo do crime de devassa da vida privada, penalizado no acesso a seguros de vida e saúde e excluído da carreira profissional como é exemplo a carreira militar.

Esta é a primeira campanha nacional em que 10 pessoas que vivem com o VIH “dão a cara”, assumindo publicamente a sua condição de saúde, mostrando a diversidade de identidades e a convergência de lutas. Viver com o VIH faz parte das suas vidas, mas não é o VIH que as define.

Segundo dados da UNAIDS/ONUSIDA, em 2021, a SIDA foi responsável por 650 mil mortes em todo o mundo, o que equivale, em média, a uma morte por minuto. No ano passado, registaram-se 1,5 milhões de novas infeções por VIH e o número global de infetados ascendia aos 38,4 milhões.

A campanha é promovida pelo CAD - Centro Anti-Discriminação VIH, um projeto conjunto de duas associações na área do VIH/SIDA, GAT e Ser+, criado há 12 anos para combater o estigma e discriminação de que as pessoas com VIH ainda hoje são alvo.