IP Património na Feira Internacional de Turismo de Madrid - FITUR 2023

Cultura e Lazer
Ecopistas
Internacional
  • IP Património na Feira Internacional de Turismo de Madrid - FITUR 2023 .
  • IP Património na Feira Internacional de Turismo de Madrid - FITUR 2023 .
  • IP Património na Feira Internacional de Turismo de Madrid - FITUR 2023 .

A IP Património, numa ação de promoção das Ecopistas, esteve presente na FITUR 2023 - Feira Internacional de Turismo de Madrid.

A FITUR constitui um evento de referência mundial no setor do turismo, um excelente fórum para promoção de países, regiões ou marcas. A convite da Vias Verdes/Fundación de los Ferrocarriles Españoles, a IP Património realizou ações promocionais das Ecopistas nos dias dedicados a profissionais, de 18 a 20 de janeiro.

A promoção decorreu com operadores turísticos especializados em turismo com bicicleta, tendo procurado consolidar as Ecopistas portuguesas como um ativo turístico estratégico de âmbito nacional e internacional, excelentes ativos de valorização do território, que estimulam o desenvolvimento de regiões que não constituem destinos de turismo de massas.

No campo institucional, foi celebrado um acordo entre Portugal e Espanha, representados respetivamente pelo ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa e Silva, e pela ministra do Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Maria Reyes Maroto, para o desenvolvimento de uma nova Estratégia de Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço 2022-2024.

Foi avançada a possibilidade da criação de um Mapa Ibérico de Vias Verdes e Ecopistas, entre a Vias Verdes, a IP Património e a ‘European Greenways Association’, dando assim expressão à forte ligação entre as regiões transfronteiriças, essencial para a coesão territorial. Recorda-se que Portugal e Espanha já se encontram unidas pela Rota da Costa Atlântica.


Rede de Ecopistas de Portugal 


As Ecopistas são percursos para se percorrer sem pressa, a pé ou de bicicleta, para apreciar as paisagens por vezes únicas e idílicas. O traçado desenvolve-se onde antigamente existiam linhas ferroviárias que romperam serras e desbravaram um património natural que só o comboio conseguia vencer. 

Enquadram-se num contexto de promoção do desenvolvimento sustentável e da qualidade ambiental, sendo um importante contributo para a descarbonização da mobilidade, oferecendo opções de deslocação sustentáveis, associadas ao turismo de natureza, ao turismo sustentável e aos próprios movimentos pendulares das populações.

Conheça as nossas Ecopistas.