Estudos

No âmbito do projeto de implementação da Rede Ferroviária de Alta Velocidade em Portugal foram desenvolvidos estudos por diversas entidades nacionais e internacionais (universidades, consultores e especialistas) que permitiram obter uma vasta informação sobre os impactes da construção e implementação da Alta Velocidade no ambiente, na sociedade e na economia.

Os estudos relativos aos eixos internacionais, Lisboa-Madrid e Porto-Vigo, foram desenvolvidos em parceria com Espanha, no âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP)

Procura e Rentabilidade Económica

Eixo Lisboa-Madrid

Análise custo-benefício, estudo de Procura e rentabilidade económica

No âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP), foi desenvolvido o estudo de procura, a avaliação financeira e socioeconómica e a análise custo-benefício do eixo Lisboa-Madrid, incidindo sobre a área de influência da Alta Velocidade na totalidade deste Corredor.

O "Estudo de Mercado e Avaliação Socioeconómica e Financeira da Ligação de Alta Velocidade Madrid-Lisboa/Porto" foi concluído pela Epypsa, Exacto, Booz Allen Hamilton em dezembro de 2004. Em 2011, foi elaborada a "Atualização das previsões de procura para a Linha de Alta Velocidade Madrid - Lisboa" pela Epypsa e Exacto.

 

Terceira Travessia do Tejo (TTT)

Análise custo-benefício

Foi desenvolvida a análise custo-benefício da Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT) com o objetivo de avaliar os benefícios da componente ferroviária e rodoviária numa perspectiva económica e financeira.

A "Análise custo-benefício ao projeto da Terceira Travessia do Tejo" foi concluída pela Steer Davies Gleave e pela VTM - Consultores de Engenharia em fevereiro de 2009.

Estudos de procura e mobilidade

Foram também realizados Estudos de Procura e Mobilidade para avaliação dos impactos do empreendimento da TTT ao nível da mobilidade e acessibilidades na área de influência do projeto e sua confrontação com localizações alternativas.

Os "Estudos de Procura e Mobilidade e Assessoria Técnica no âmbito da Terceira Travessia do Tejo em Lisboa no corredor Chelas-Barreiro (TTT), integrada no Eixo Lisboa-Madrid da Rede Ferroviária de Alta Velocidade (AV)", foram concluídos pela VTM - Consultores de Engenharia em dezembro de 2008.

 

Eixo Lisboa-Porto

Análise custo-benefício

Na avaliação da rentabilidade económica do eixo Lisboa-Porto, foi realizada uma análise custo-benefício da Ligação de Alta Velocidade Ferroviária entre Lisboa e Porto.

A "Análise custo-benefício da Ligação ferroviária de Alta Velocidade Ferroviária entre Lisboa e Porto" foi concluída pela Steer Davies Gleave e pela VTM em março de 2009.

Estudo de procura

Foi também desenvolvido um Modelo Integrado de Procura para obtenção de novas estimativas de procura e receitas respeitantes ao tráfego nacional e internacional, através de uma plataforma de modelação uniformizada. Os trabalhos visaram também avaliar as externalidades e os impactos em termos de acessibilidade territorial e quantificar os efeitos de rede resultantes da articulação entre os diversos eixos da Alta Velocidade.

O "Modelo integrado de procura de passageiros" foi concluído pela Steer Davies Gleave em julho de 2007.

 

Eixo Porto-Vigo

Análise custo-benefício, estudo de procura e avaliação financeira

No âmbito do Agrupamento Europeu de Interesse Económico, Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP), foi desenvolvido o estudo de procura e efetuada a avaliação financeira e socioeconómica e a análise custo-benefício do eixo Porto-Vigo.

O "Estudo de viabilidade técnica, económica e ambiental da ligação luso-espanhola em Alta Velocidade Porto-Vigo. Procura atual e projeções" foi concluído pela Sener e Ferconsult em julho de 2004.

Incorporação da Indústria Nacional

No sentido de avaliar o potencial de Incorporação Nacional do projeto, o IN OUT GLOBAL, Centro associado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), procedeu a um estudo das características do Investimento no sistema ferroviário de Alta Velocidade e, após a caracterização dos setores industriais nacionais, calculou o respectivo potencial de participação no projeto.

O estudo "Potencial de participação da indústria nacional no projeto de Alta Velocidade" foi concluído pelo IN OUT GLOBAL (ISCTE) em maio de 2005.

Efeitos Macroeconómicos

Foram desenvolvidos estudos sobre os impactos da Alta Velocidade na economia, nomeadamente no Produto Interno Bruto (PIB), no investimento privado, na receita fiscal e no emprego.

Os estudos realizados analisaram se o aumento da despesa pública, decorrente dos encargos do Estado com o investimento no projeto, seria compensado pelo aumento estimado da receita.

Os níveis de emprego a gerar pelo projeto, nas fases de construção e de operação, também foram quantificados.

A Universidade Católica realizou três estudos:

Foi também realizado um outro estudo, intitulado "Os Efeitos Fiscais do Investimento na RAV", que avaliou o impacto no PIB e no Investimento Privado do projeto RAV, estimado, em termos acumulados e num horizonte temporal de 30 anos, pelo Prof. Alfredo Marvão Pereira (Universidade da Virgínia, EUA) e pelo Prof. Jorge Miguel Andraz (Universidade do Algarve), e concluído em janeiro de 2008.

Impacte da Alta Velocidade no Turismo

A análise efetuada ao setor turístico, com o acompanhamento da Confederação do Turismo Português, identificou as oportunidades decorrentes da entrada em funcionamento da rede de Alta Velocidade, e os seus reflexos na atratividade de Portugal como destino e no número de turistas e excursionistas.

O estudo definiu também recomendações estratégicas para o desenvolvimento do setor, assentes na qualidade, competitividade e sustentabilidade da oferta, para potenciar as oportunidades a criar pela Alta Velocidade.

O "Estudo sobre o impacte do projeto de alta velocidade no setor do turismo em Portugal" foi realizado entre junho e dezembro de 2009, pela Deloitte Consultores, S.A., com o acompanhamento da Confederação do Turismo Português (CTP).

Mercado do Carbono e Energia

Este estudo pretendeu contribuir para a análise das grandes questões geoestratégicas associadas aos mercados do petróleo e do carbono, tendo em atenção quer a relevância do setor energético na economia, quer o papel do setor dos transportes como consumidor de energias de origem fóssil e emissor de gases de efeito de estufa, quer ainda o papel que a introdução da Alta Velocidade ferroviária neste campo.

O estudo "Análise geoestratégica do comboio de Alta Velocidade no contexto dos mercados do petróleo e do carbono" foi realizado pelo CEEETA - Centro de Estudos em Economia da Energia dos Transportes e do Ambiente e concluído em novembro de 2009.