Conclusão da empreitada de Reabilitação e Reforço das Pontes dos Ladrões e da Foupana na EN122

Conservação e Manutenção
Rodovia
  • Reabilitação e Reforço da Ponte dos Ladrões EN122
  • Reabilitação e Reforço da Ponte dos Ladrões EN122
  • Reabilitação e Reforço da Ponte da Foupana, EN122
  • Reabilitação e Reforço da Ponte da Foupana, EN122

Durabilidade estrutural, prolongamento da vida útil e reforço da sua estabilidade.

Foi concluída a empreitada de Reabilitação e Reforço da Ponte dos Ladrões e da Ponte da Foupana na EN122, dando garantias da sua durabilidade estrutural, com o prolongamento da sua vida útil e reforço da sua estabilidade.

O Projeto foi elaborado pela firma EDGAR CARDOSO - Laboratório de Estruturas, Lda. e coordenado pela IP, tendo a empreitada sido adjudicada à empresa- H TECNIC – Construções, Lda., pelo prazo de 180 dias e um custo de aproximadamente 675 000,00 euros. 


Ponte dos Ladrões - km 83+850


  • Execução de microestacas e maciço de reforço da fundação dos encontros e pilar;
  • Recalçamento da fundação dos muros;
  • Selagem das fissuras principais dos arcos, tímpanos e muros;
  • Colocação de ferrolhos de ligação entre alvenaria e betão projetado;
  • Regularização do leito da linha de água;
  • Execução de furos de drenagem nos arcos do tabuleiro;
  • Aplicação de betão projetado nos encontros, pilar e arcos;
  • Selagem de fissuras e preenchimento de eventuais lacunas nos muros e tímpanos;
  • Aplicação de reboco armado com malha de fibra de vidro nos muros e tímpanos da obra de arte.

Ponte da Foupana - km 94+127


  • Limpeza geral da obra e linha de água, com remoção de vegetação adjacente à obra, corte e desenraizamento de árvores localizadas junto dos encontros;
  • Lavagem geral da estrutura com jato de água de pressão controlável;
  • Remoção das áreas de reboco nos tímpanos dos arcos de extremidade mais degradados, e nas restantes áreas degradadas e não aderentes ao suporte;
  • Execução de sistema de atirantamento dos muros tímpano, através de varão de alta resistência, embainhado no atravessamento do enchimento do cofre da obra de arte;
  • Instalação de um sistema de atirantamento de reforço vertical dos muros-tímpano, através de varões de alta resistência;
  • Identificação e caracterização de todas as fissuras com abertura superior a 0.30 mm;
  • Limpeza e posterior selagem/injeção de todas as fissuras dos muros-tímpano e arco E1/P1;
  • Colocação de "agrafos" dispostos ao longo do desenvolvimento das fissuras principais;
  • Execução de furos de drenagem junto dos encontros;
  • Reparação das áreas de reboco degradadas, incluindo selagem superficial das fissuras de maior expressão (>0.3 mm);

Condicionamentos


Os trabalhos foram executados de forma faseada, meia faixa de rodagem de cada vez, sendo a via condicionada ao tráfego com trânsito alternado mantendo uma via de circulação sempre em funcionamento, com apoio de meios humanos e com a adequada sinalização de dispositivos luminosos.