Nestas Jornadas, que se realizaram a 1 e 2 de abril, promoveu-se o debate e a reflexão sobre os temas da mobilidade à escala metropolitana e nacional.
Nos dias 1 e 2 de abril, celebrou-se o quinto aniversário da entrada em vigor do passe navegante, com a realização das "Jornadas Navegante" no Palácio Nacional de Queluz.
Promovidas pela Área Metropolitana de Lisboa (AML) e pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, estas Jornadas assinalaram o paradigma da mobilidade da área metropolitana de Lisboa, promovendo o debate e a reflexão sobre os temas da mobilidade à escala metropolitana e nacional.
O evento reuniu alguns dos principais stakeholders (autoridades, operadores, entidades, especialistas e técnicos), com o objetivo de recolher novos contributos que possam ser relevantes para continuar a trilhar um caminho de mobilidade mais sustentável.
Em representação da IP, na sessão "Do planeamento às Infraestruturas", com a apresentação "Infraestruturas Ferroviárias na AML", esteve Carlos Fernandes, Vice-Presidente do Conselho de Administração.
Para além da IP, participaram neste evento cerca de 25 oradores pertencentes a instituições tão diversas como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Áreas Metropolitana de Lisboa e Porto, Câmaras Municipais de Sintra, Oeiras e Braga, Comunidades Intermunicipais do Oeste e Lezíria do Tejo e Algarve, Carris, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Metro do Porto, Metro do Mondego, Comissão Técnica Independente, Administração do Porto de Lisboa, DECO e Fundação Mestre Casais.
O passe Navegante entrou em vigor a 1 de abril de 2019 e veio simplificar o sistema tarifário e de bilhética, acabando com as cerca de 7700 modalidades que existiam até então. Atualmente, existem apenas dois tipos de assinatura mensal – Navegante Municipal e Navegante Metropolitano. O último permite a circulação em todos os 18 concelhos da AML. Com esta medida, foi possível melhorar a mobilidade na região e atrair mais pessoas para o uso do transporte público.