O Seminário realiza-se a 27 de setembro e irá reunir especialistas de engenharia de pontes, academia, climatologistas e autoridades para entender os impactos das alterações climáticas na condição estrutural das pontes e propor estratégias otimizadas de adaptação.
O seminário terá lugar no dia 27 de setembro às 09H00, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, em Lisboa, com entrada gratuita, mediante registo prévio de participação.
PROGRAMA
09:00 – 09:10 Boas-vindas
Parte I
- Moderadores: Luís O. Santos (LNEC), Ionut Moldovan (UL) e Emrah Erduran (OsloMet)
- 9:10 – 9:30 Apresentação do projeto ClimaBridge - Elói Figueiredo, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia, Universidade Lusófona
- 9:30 – 10:00 O que sabemos sobre as alterações climáticas em Portugal - Filipe Duarte Santos, Professor catedrático e investigador Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
- 10:00 – 10:30 As pontes da IP e o Plano de Resiliência das Infraestruturas às Alterações Climáticas - Sérgio Pereira, Direção de Asset Management - Paulo Melo e Luísa Soares, Direção de Planeamento Estratégico Infraestruturas de Portugal, S.A.
- 10:30 – 11:00 Bridges in a changing climate - António Adão da Fonseca, Professor Catedrático e Projetista
10:30 – 11:00 Coffee break
Parte II
- Moderadores: Dimitrios Kraniotis (OsloMet), Hugo Rebelo (UL) e Cândida Rocha (UL)
- 11:30 – 12:00 A estratégia nacional para adaptação às alterações climáticas - Nuno Lacasta, Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente
- 12:00 – 12:30 Como proceder à adaptação climática a nível local? - Joana Pinto Balsemão, Vereadora da C.M. de Cascais
- 12:30 – 13:00 Discussão
SOBRE O PROJETO CLIMABRIDGE
O objetivo deste projeto é desenvolver uma sistematização para a avaliação probabilística do impacte das alterações climáticas na condição estrutural das pontes existentes, utilizando técnicas de avaliação de risco climático e de monitorização da condição.
Pretende-se integrar os procedimentos existentes para a avaliação das ameaças das alterações climáticas na monitorização da condição estrutural (SHM - Structural Health Monitoring) das pontes.
Adicionalmente, este projeto pretende apresentar as mais recentes atualizações tecnológicas sobre a SHM de pontes à comunidade científica, quadros técnicos de empresas de consultoria e entidades públicas em Portugal e na Noruega, bem como promover avanços tecnológicos e iniciativas empresariais em torno da gestão do ciclo de vida de pontes.
Este projeto é financiado pelo EEA Grants Portugal sendo uma parceria entre a Universidade Lusófona, Universidade Metropolitana de Oslo (OsloMet), Infraestruturas de Portugal (IP) e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).