Realizam-se no dia 2 de julho, a partir das 9h15 na plataforma Teams, as Jornadas Técnicas online sobre o tema “Um contributo para uma economia verde e circular - A intervenção na ER361 entre Amiais de Cima e Alcanena”. Pretende-se com esta ação dar a conhecer o contributo da Infraestruturas de Portugal (IP) para uma economia verde e circular, com a utilização de tecnologia de reciclagem a frio in situ, com betume espuma, nesta empreitada.
A solução inserida na ótica de Economia Circular e Descarbonização das Infraestruturas de Transporte, permitiu um aproveitamento integral dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) produzidos, bem como uma significativa redução das emissões de gases efeito estufa, produzidos normalmente neste tipo de trabalhos.
Esta ação é destinada aos colaboradores/as com funções de Gestão de Projeto, Gestão de Pavimentos, Gestão de Contrato e Fiscalização, bem como as CIMs/Autarquias e Projetistas de Obras Rodoviárias, com inegável interesse, perante a atualidade e transversalidade do tema.
As inscrições devem ser realizadas através do email: academia@infraestruturasdeportugal.pt.
Tecnologia de Reciclagem a Frio
A tecnologia de reciclagem a frio, com um ligante betuminoso, permite a produção de uma mistura betuminosa com materiais originários de pavimentos existentes (misturas betuminosas e/ou materiais granulares de camadas não ligadas), com a incorporação de um ligante betuminoso “frio”, como seja a emulsão betuminosa ou o betume-espuma.
O processo de produção e colocação da mistura reciclada/estabilizada é realizada sem adição de calor e pode incluir a adição de outros materiais, como agregados virgens, fillers naturais ou ativos (por exemplo: cal, cimento ou cinzas volantes). O processo de reciclagem a frio pode ser realizado in situ ou em central.
Neste caso, a solução de reciclagem a frio in situ com betume espuma foi aplicada numa extensão de aproximadamente 2,5 km do trajeto da estrada, em meio urbano, com mão-de-obra e equipamentos especializados.
As vantagens de aplicação desta solução, traduziram-se nos ganhos ambientais alcançados, com a reduzida utilização de agregados naturais e a redução de tráfego de viaturas pesadas, com impacto na poluição sonora e na emissão de gases efeito estufa, bem como na menor profundidade de intervenção e na diminuição do tempo de execução da empreitada.
Programa | 2 de julho | 9h15 às 13h00
![Amiais](/sites/default/files/inline-images/amiais_2_0.jpg)
Créditos fotográficos: empresa Pragosa