Barreiras acústicas inovadoras testadas na rede ferroviária nacional

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No âmbito do projeto INBRAIL – INNOVATIVE NOISE BARRIERS FOR RAILWAYS, foi testado um protótipo de barreira acústica inovadora na Linha de Sintra. A campanha experimental foi levada a cabo na zona de Algueirão-Mem Martins e pretendeu caracterizar experimentalmente em ambiente real esta barreira acústica, analisando-se para isso a perda por inserção (Insertion Loss) obtida, com a colocação da mesma.
 
Os protótipos são módulos de 2,40 m de comprimento e desenvolvem-se ao longo de 80 m. As barreiras foram, na sua maioria, dispostas a cerca de 1,60 m do carril exterior, com exceção dos dois módulos colocados atrás do poste de catenária que distam cerca de 3,16 m da via.

A metodologia usada pretendeu avaliar a eficiência acústica da barreira em condições reais de utilização da via (i.e. com circulação ferroviária), obtendo-se assim uma perspetiva realista do desempenho deste dispositivo em condições normais de operação.

Neste contexto, foram realizadas diversas medições in-situ, em diferentes secções da linha ferroviária, com e sem barreira acústica, de modo a poder comparar os níveis de ruído nas duas situações e também avaliar a eficácia das barreiras em função da sua distância aos carris.

Cada secção foi monitorizada durante um dia inteiro, permitindo a aquisição de dados para diferentes tipos de veículos e para diferentes velocidades de passagem, de forma que fosse possível obter uma perspetiva sobre a atenuação proporcionada pela barreira em termos médios diários.

Foram assim avaliados os valores do parâmetro LAeq (dB(A)), em 3 situações distintas de localização das medições:

  1. Zona da linha ferroviária com a barreira mais afastada, o que ocorrerá num local onde exista um poste de catenária que obrigará a um maior distanciamento da barreira (microfone perto do poste de catenária);
  2. Zona da linha ferroviária sem barreira acústica, de modo a avaliar os níveis de ruído produzidos numa região não protegida (microfone colocado fora da área de influência da barreira);
  3. Zona da linha ferroviária em que a barreira acústica esteja mais próxima dos carris (menor distância possível), sendo esta a situação de aplicação desejável e estudada em projeto (microfone a meio do alinhamento das barreiras).

Neste momento os dados recolhidos estão a ser analisados pelo consórcio, mas os resultados preliminares sobre o desempenho da barreira revelam-se promissores.


Sobre o Projeto INBRAIL


O projeto “INBRAIL – INNOVATIVE NOISE BARRIERS FOR RAILWAYS” visa desenvolver uma solução inovadora de barreiras sonoras, especificamente concebida para minimizar os efeitos do ruído do tráfego ferroviário. Esta nova solução será de baixa altura, posicionada muito perto do caminho-de-ferro, e especificamente desenvolvida para superar algumas das dificuldades encontradas nas soluções tradicionais, permitindo uma melhor integração no contexto urbano e suburbano.

Para além de desenvolver uma barreira acústica que atue de forma eficaz, o principal objetivo deste projeto é: 

  • Reduzir o impacto visual e ambiental
  • Desenvolver soluções de baixa altura com geometria otimizada
  • Apresentar carácter modular de betão pré-fabricado

 

O projeto está estruturado nas seguintes atividades:

  • A1 – Atividade 1 | Especificações e Requisitos Técnicos
  • A2 – Atividade 2 | Desenvolvimento
  • A3 – Atividade 3 | Produção e Instalação
  • A4 – Atividade 4 | Avaliação e Análise Experimental
  • A5 – Atividade 5 | Protótipos
  • A6 – Atividade 6 | Gestão Técnica e Qualidade
  • A7 – Atividade 7 | Disseminação

 

O projeto INBRAIL foi desenvolvido pelo consórcio liderado pela Mota-Engil Engenharia e Construção, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O projeto é também apoiado por duas administrações de gestão ferroviária, nomeadamente a Metro do Porto e a Infraestruturas de Portugal. 

O projeto implica um investimento total da ordem de 1 milhão de euros, sendo cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Programa Operacional Regional de Lisboa (LISBOA 2020, ao abrigo do Portugal 2020).