O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o Secretário de Estado, Frederico Francisco, visitou as instalações do Centro de Comando Operacional (CCO) da Infraestruturas de Portugal em Lisboa.
O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, visitaram o Centro de Comando Operacional de Lisboa (CCO) no dia 25 de setembro.
A acompanhar a visita, estiveram presentes os membros do Conselho da Administração da IP que deram a conhecer a estratégia da empresa, no que respeita à operação da gestão da circulação ferroviária.
Durante a visita foi apresentado o modelo de funcionamento do CCO de Lisboa, por Humberto Viais, Gestor do Comando e Controlo Sul, onde é realizada a coordenação e supervisão de todas as atividades ligadas aos processos operacionais da exploração ferroviária. Aliado às mais modernas e avançadas tecnologias de gestão de tráfego ferroviário, este sistema permite melhorar o serviço prestado aos clientes, elevando os padrões de fiabilidade, eficiência, qualidade e segurança do serviço, maximizando a capacidade de exploração da rede ferroviária.
Sobre os Centros de Comando Operacional (CCO)
Os Centros de Comando Operacional são centros multidisciplinares, dotados dos mais modernos sistemas de apoio à exploração ferroviária que proporcionam informação em tempo real do estado da circulação aos operadores ferroviários e aos passageiros.
Os CCO garantem a segurança da circulação de pessoas e bens através da integração de novas funcionalidades, como a videovigilância, telecomando da catenária, monitorização de infraestruturas e informação ao público.