A intervenção pretendeu prolongar a vida útil da Obra de Arte, situada no concelho de Faro, reabilitando e reforçando as suas condições estruturais e de funcionalidade. O investimento foi de 145 mil euros.
Foi concluída a reabilitação do Pontão da Alface empreitada, ao quilómetro 729,600 da EN2, no concelho de Faro. A intervenção pretendeu prolongar a vida útil da Obra de Arte, reabilitando e reforçando as suas condições estruturais e de funcionalidade.
O Projeto foi elaborado por recursos internos da Infraestruturas de Portugal, tendo a empreitada sido adjudicada à empresa H TECNIC - Construções, Lda., pelo valor de 145 mil euros.
Os trabalhos realizados visaram:
- a execução de ensecadeiras provisórias a montante da obra de arte;
- a limpeza e desmatação da envolvente da obra, incluindo a limpeza, desobstrução e regularização do leito do curso de água, sob a obra e numa extensão de 10 metros a montante e jusante da obra de arte, e na remoção dos detritos no leito do ribeiro e taludes;
- a colmatação da abertura localizada no talude junto ao muro avenida Norte, através de enrocamento argamassado;
- a reparação do betão armado nas vigas, nas carlingas e no vão dos guarda-corpos;
- a limpeza com recurso a jato de água com pressão controlada.
Durante a empreitada foi necessária a implementação da sinalização temporária, apoiada por dispositivos luminosos para regular a circulação alternada, sempre com uma via aberta ao trânsito.