Foi concluída a empreitada “EN4 Km 92+550, Passagem Hidráulica - Substituição da Obra de Arte”, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora.
A intervenção consistiu na demolição e substituição da Obra de Arte existente, construindo-se uma obra de arte nova do tipo quadro fechado betonado in situ, com muros de ala independentes para contenção do aterro.
Dado tratar-se de um troço da EN4 com elevada incidência de atropelamentos de fauna, a solução teve em consideração um necessário aumento da altura, bem como a colocação de um passadiço seco com rampas para fora dos limites da passagem.
A nova dimensão possibilita a passagem de espécies de maior porte (inclusive javalis), na zona por onde corre a linha de água e, sobre o passadiço, fica com altura suficiente para a passagem de todas as outras espécies potencialmente ocorrentes nesta região.
No interior da Passagem Hidráulica encontra-se colocada a câmara de videovigilância da IP Telecom para monitorização de fauna do projeto LIFELINES.
Quanto ao condicionamento foi garantido o tráfego alternado tanto pedonal como rodoviário, em ambos os sentidos recorrendo a sinalização temporária.