As intervenções incluíram a reformulação do entroncamento ao km 199,980 do IC2, assim como nas vias unidirecionais de entrada e saída.
As obras tiveram como objetivo reformular a geometria do entroncamento ao km 199+980 do IC2, tendo início ao km 199+650, numa extensão aproximada de cerca de 350m, promovendo uma melhor regulação do tráfego com diminuição das velocidades, de modo a assegurar as condições de circulação e de segurança rodoviária.
As intervenções realizadas no ramo unidirecional na via de acesso ao IC2, com a extensão de 60 metros, foram efetuadas sobre a plataforma da interseção existente, onde parte foi demolida, dando lugar a uma nova área verde de integração paisagística.
No ramo unidirecional de saída do IC2 e entrada na Rua Alto da Pata, com a extensão de cerca de 220 metros, foi construído um passeio pedonal do lado direito da via que liga ao passeio existente na Rua Alto da Pata, o que significa maior segurança da circulação pedonal deste trecho. O traçado do ramo foi ligeiramente alterado de modo a poder acomodar o passeio, mantendo o máximo de aproveitamento da plataforma viária existente.
A empreitada incluiu trabalhos de terraplenagem nos acessos do e para o IC2, e a construção de uma estrutura de pavimento nas zonas de alargamento da plataforma, fresado e repavimentado.
A sinalização vertical foi substituída por equipamentos novos e foram feitas novas marcações rodoviárias. Adicionalmente à intervenção na sinalização vertical e horizontal da intersecção, foram implantadas balizas cilíndricas flexíveis no eixo do IC2 numa extensão de cerca de 1,480 metros, aproximadamente entre o ponto quilométrico 199+220 e o 200+700, entroncamento semaforizado situado a norte, na localidade de Santa Luzia, dando continuidade aos equipamentos congéneres existentes a sul da intervenção.
Quanto ao condicionamento, houve necessidade condicionar o tráfego no IC2 durante os 90 dias que durou a intervenção, com a implementação de redução gradual da velocidade, estreitamento de via, bem como desvio de trânsito para o acesso à Sargento Mor, devidamente sinalizados!