Construção de Rotunda na EN202

Conservação e manutenção
Rodovia
  • Construção de Rotunda - EN202
  • Construção de Rotunda - EN202

Esta intervenção tem como objetivo melhorar as condições de acessibilidade, circulação e segurança da atual interseção de nível, onde se verifica um índice de sinistralidade significativo. 

No passado dia 19 de setembro foi consignada a empreitada de Construção de uma Rotunda na EN202, ao km 0,700, situada no distrito de Viana do Castelo, concelho de Monção.

Esta intervenção tem como objetivo melhorar as condições de acessibilidade, circulação e segurança da atual interseção de nível, onde se verifica um índice de sinistralidade significativo. 

Os elevados níveis de sinistralidade verificados estão associados ao cruzamento existente (de S. Pedro - Monção), que possui fraca visibilidade decorrente do traçado em perfil longitudinal (curva convexa) e da não utilização por parte dos peões da passagem superior existente, uma vez que também existem registos de atropelamentos. Aliada a estes fatores, poderá também estar ligada a prática de velocidades acima do limite legal na via principal, embora esta se encontre limitada a 70 km/h.

A implementação da interseção giratória permitirá minimizar a gestão de tráfego e constituirá uma medida de acalmia.

Os trabalhos previstos na empreitada são: 

  • terraplenagem;
  • drenagem;
  • pavimentação;
  • obras acessórias;
  • equipamentos de sinalização e segurança.

A rotunda foi projetada de forma a implantar-se no espaço disponível, ocupado pelo atual cruzamento, sem recurso a expropriações de terrenos limítrofes. Com uma extensão de 125,663 m, será composta por uma faixa de rodagem com uma única via de circulação de 6,50 m.

A interseção é de nível e a EN202 será intervencionada em aproximadamente 400 m para permitir ligações à futura rotunda. As cotas e as inclinações transversais da atual EN202 serão retificadas. A largura das vias será de aproximadamente 3,50 m de largura, associadas a bermas direitas com 2,50 m de largura.

Está ainda prevista:

  • a implantação de passeios sobrelevados e passadeiras para peões, necessários à circulação e à realização de atravessamentos na rotunda;
  • a reparação e limpeza dos órgãos de drenagem existentes, incluindo o reforço do existente, de modo a contribuir para a melhoria e conservação da capacidade de carga da fundação do pavimento;
  • a implementação de todos os dispositivos de segurança rodoviária necessários;
  • a reformulação/adequação do sistema de sinalização horizontal e vertical, bem como os equipamentos de segurança existentes;
  • a remoção da passagem de peões devido à utilização muito reduzida.

​O Projeto foi elaborado pela empresa Tecnofisilz, e coordenado pela IP. A empreitada foi adjudicada à empresa Predilethes - Construções Lda., pelo valor de 749.854,86€, sendo a Gestão do Contrato da responsabilidade da IP.

Durante a empreitada poderá ser necessário recorrer à circulação alternada ou a desvios de trânsito, devidamente complementados por sinalizações temporárias.