A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que foi concluída, no passado dia 10 de maio, a empreitada "IP4, km 0,467, Passagem Superior. Desmantelamento", situada no concelho de Matosinhos, distrito do Porto.
A empreitada foi adjudicada, em regime de conceção/construção, à empresa CROPE - Engenharia, Lda., pelo valor de 79.954,90 €, tendo o projeto sido desenvolvido pelo adjudicatário com a colaboração da empresa PROINDUSTRIAL, Lda.
A intervenção teve como objetivo a desmontagem e demolição da Passagem Superior de Peões sobre o IP4, a qual apresentava uma evolução significativa de danos no tabuleiro, verificados nas inspeções principais realizadas pela IP.
A obra de arte era constituída por um tabuleiro de “cascas” em betão armado pré-esforçado, de pequena espessura (variável entre 5 e 8 cm), com uma forma hiperbólica no sentido transversal. Os bordos (na direção transversal) encontravam-se ligados por uma laje em betão armado que servia de pavimento. Os acessos eram efetuados através de quatro rampas, duas em cada extremidade.
Dadas as características da estrutura da obra de arte e altura do solo, o método efetuado incluiu a desmontagem dos principais tramos do tabuleiro sobre a via de trânsito, e posterior demolição “in situ” das restantes estruturas como os pilares, encontros, rampas e escadas. O faseamento de demolição desta obra, teve como objetivo minimizar os trabalhos a realizar “in situ”, para diminuir a interferência com os/as utentes das infraestruturas afetadas.
Durante a empreitada e a para a realização dos trabalhos de desmantelamento dos três tramos principais do tabuleiro, foi necessário interromper provisoriamente o tráfego rodoviário por questões de segurança na circulação.