Finalizada a estabilização de Talude junto à Estação Ferroviária de Sintra

Conservação e Manutenção
Estações
Ferrovia
  • Talude Estação de Sintra
  • Talude Estação de Sintra
  • Talude Estação de Sintra - antes

A empreitada assegura as condições de segurança numa estrutura com 150 metros que apresentava sinais de instabilidade, tendo ocorrido a queda de blocos para o arruamento, situação que obrigou à interdição do parque de estacionamento.

Foi finalizada a empreitada de estabilização do talude de escavação, confinante com o Domínio Público Ferroviário, na envolvente da Estação Ferroviária de Sintra. 

A intervenção, com um investimento de cerca de 130 mil euros, visou a estabilização do talude com aproximadamente 150 metros de comprimento, que apresentava sinais de instabilidade, com a queda de blocos para o arruamento, situação que afetou a circulação rodoviária e obrigou à interdição do parque de estacionamento.

A solução desenvolvida consistiu no desmonte dos blocos instáveis, preenchimento/ enchimento das zonas de declive com betão ciclópico e posterior execução de revestimento em betão armado, adequadamente pregado ao maciço, e na aplicação de redes metálicas de tripla torção. De modo a assegurar o enquadramento paisagístico do talude, este foi revestido com pedra calcária.

A empreitada foi executada pela empresa SOPROEL, SA., tendo o Projeto sido desenvolvido pela Tetraplano-Engenharia, Lda.

A concretização desta intervenção por parte da Infraestruturas de Portugal assegura a melhoria das condições de segurança na circulação pedonal e rodoviária, bem como na utilização do parque de estacionamento junto à Estação de Ferroviária de Sintra, enquadrando-se no âmbito das ações de conservação de infraestruturas ferroviárias.