Prestigiante Congresso Internacional, reconhecido mundialmente como o principal evento ferroviário global e de grande escala de alta velocidade.
Organizada pela UIC, a 11º edição do High Speed Congress decorre de 7 a 10 de março em Marraquexe, Marrocos.
A Infraestruturas de Portugal participa neste prestigiante Congresso Internacional que junta cerca de 1500 profissionais e entusiastas da ferrovia de todo mundo, tendo apresentado o projeto da Nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa.
Miguel Cruz, presidente da IP, integrou o debate que se realizou hoje, 9 de março, denominado High Speed on the Move, onde falou sobre os objetivos e a importância do projeto português de Alta Velocidade que a IP está a desenvolver, na melhoria da mobilidade das populações e na sustentabilidade ambiental.
Francisco Cardoso dos Reis, da área da representação internacional da IP, integrou também este painel de debate, na qualidade de Chairman da UIC para a região da Europa.
No dia 7, Helena Matos, da direção de Empreendimentos da IP, integrou o painel de oradores da sessão subordinada ao tema Network Planning.
Sobre o Congresso
O High Speed World Congress é um evento da UIC realizado a cada dois ou três anos, tendo a sua primeira edição acontecido em 1992.
É reconhecido mundialmente como o principal evento ferroviário global e de grande escala de alta velocidade, abordando questões operacionais e de tecnologia.
Entre os participantes estão representantes de organizações ferroviárias internacionais, representantes governamentais, representantes de empresas ferroviárias de todo o mundo, especialistas em comboios de alta velocidade, investigadores, académicos, etc.
Este Congresso permite olhar para a evolução da alta velocidade numa escala global, conhecer as mais recentes tecnologias ferroviárias ligadas à alta velocidade e constituir uma plataforma de diálogo e intercâmbio entre os países que operam ou planeiam operar alta velocidade.
Está organizado em torno de 3 blocos principais:
- Mesas redondas;
- Sessões paralelas, onde os participantes poderão ter acesso a apresentações, discussões e intercâmbios aprofundados sobre as mais recentes tecnologias e conquistas em planeamento ferroviário de alta velocidade, construção, tecnologia e equipamentos, gestão da operação e segurança, etc.
- Um dia inteiramente dedicado a visitas técnicas.