“Investimentos nas Infraestruturas Ferroviárias Nacionais”

Eventos
Ferrovia
  • Carlos Fernandes e João Figueiredo

Este foi tema da sessão informativa organizada pela Plataforma Ferroviária Portuguesa, em parceria com a Infraestruturas de Portugal e a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, que decorreu no dia 15 de março, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Realizou-se no dia 15 de março, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, a Sessão Informativa “Investimentos nas Infraestruturas Ferroviárias Nacionais”, uma organização conjunta da Plataforma Ferroviária Portuguesa - Cluster da Ferrovia (PFP) com a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção – Cluster da Arquitetura, Engenharia e Construção (PTPC).

Durante a sessão, Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, apresentou os investimentos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Plano Ferrovia 2020, com enfoque para o Corredor Norte-Sul, Corredor Internacional Norte e Corredor Internacional Sul.

O responsável destacou também os grandes investimentos que estão programados para os próximos anos, a concretizar através do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030), realçando os projetos associados à Alta Velocidade, como nova Linha Porto-Lisboa.

“O PNI2030 complementa os projetos desenvolvidos no Plano Ferrovia 2020 e dá um salto disruptivo no serviço ferroviário, capaz de transformar profundamente o território”, disse.

A Sessão contou ainda com a participação de João Figueiredo, presidente da PFP e Gestor de Inovação da IP, que salientou o facto de “esta ser a primeira iniciativa do novo mandato da Direção PFP” e estando a IP na presidência da associação, pretendeu-se informar as empresas do setor ferroviário sobre os importantes investimentos públicos que a empresa está a concretizar no país.  

Outro dos intervenientes, Jorge Nandim de Carvalho, vogal da PTPC, deu nota a importância do evento para o setor da construção, tendo a Sessão terminado com um debate alargado aos 80 participantes presentes.

Apresentação: Carlos Fernandes, vice-presidente da IP.