Estrutura de Missão Recuperar Portugal (PRR) e IP estabelecem contrato de financiamento para a substituição dos sistemas eletrónicos de sinalização ferroviária.
O Presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, e o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, procederam à assinatura do contrato de financiamento para a realização do investimento designado por “Digitalização do Transporte Ferroviário”, enquadrado na Componente C15 do Plano de Recuperação e Resiliência.
Trata-se de um instrumento de financiamento muito relevante para a IP, com métricas ambiciosas, enquadradas pela necessidade de assegurar os exigentes prazos inerentes ao cumprimento do contrato assinado. A partir de agora a IP passa a abranger uma componente ferroviária de investimento PRR, para além do programa em curso para as infraestruturas rodoviárias.
O Presidente do Conselho de Administração da IP destacou que "o momento simbólico da assinatura do contrato de financiamento no âmbito do PRR para um novo projecto, o primeiro na área ferroviária, representa não só um aumento de responsabilidades mas também uma demonstração de confiança na capacidade de execução da IP".
Pela execução do contrato a IP receberá um montante global de 49 milhões de euros tendo como objetivo a modernização dos sistemas eletrónicos de sinalização instalados na Rede Ferroviária Nacional.
A Infraestruturas de Portugal está agora a desenvolver os procedimentos internos para a contratação da substituição dos sistemas eletrónicos de sinalização.