IP na 2.ª Conferência - Modo de Transporte Ferroviário - Eficiência e Transição Energética

Eventos
Ferrovia
  • IP na 2.ª Conferência - Modo de Transporte Ferroviário - Eficiência e Transição Energética.

Realizou-se, no passado dia 20 de abril, a 2ª Conferência sob o tema “Modo de Transporte Ferroviário - Eficiência e Transição Energética”, na Ordem dos Engenheiros, em Coimbra.

Promovida pela Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) da Ordem dos Engenheiros, a Conferência “Modo de Transporte Ferroviário - Eficiência e Transição Energética”, insere-se num ciclo de Conferências sobre o tema da eficiência e transição energética nos modos de transporte marítimo, ferroviário, aéreo e rodoviário pesado, tendo a 1ª Conferência sobre o modo marítimo sido realizada em janeiro.

A participação da IP foi assegurada na 1ª parte da Conferência através de intervenções de Francisco Cardoso dos Reis,  Diretor de Relações Internacionais e Chairman da UIC Europa, Marco Santos, Gestor da Unidade de Catenária e Energia de Tração, e Eduardo Borges Pires, Diretor de Estudos e Inovação.

Francisco Cardoso dos Reis apresentou uma visão global do transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias, realçando a importância do caminho-de-ferro na construção de um sistema de mobilidade eficiente e sustentável e, dessa forma, no cumprimento dos objetivos de descarbonização.

Transporte Ferroviário de Passageiros e de Mercadorias - UMA VISÃO GLOBAL

Marco Santos falou sobre a eletrificação ferroviária, designadamente a sua evolução no passado, as suas vantagens, a situação atual e os planos de investimento até 2030, o panorama europeu, a evolução do tráfego e dos consumos de energia, a frenagem regenerativa, a transição energética, a contagem a bordo e os projetos da IP de unidades de produção renovável.

Eletrificação Ferroviária

Eduardo Borges Pires fez o ponto de situação do Projeto de Inovação FCH2RAIL, financiado pela Parceria Clean Hydrogen, e que conta com a participação da IP. Este projeto visa testar um sistema inovador de geração de energia para a ferrovia, através de um sistema híbrido a célula de combustível e baterias.

Projeto FCH2RAIL

Programa da Conferência “Modo de Transporte Ferroviário - Eficiência e Transição Energética”