O projeto RADIUS tem como objetivo desenvolver tecnologia baseada em drones para monitorizar o estado físico e funcionalidade eletrónica dos equipamentos de terreno de sinalização ferroviária e executar atividades de manutenção específicas.
Nos dias 12 e 13 de outubro de 2022 foi realizada, nas instalações da Infraestruturas de Portugal em Santa Apolónia e na estação ferroviária de Casa Branca, a reunião técnica e de coordenação respeitante aos trabalhos dos primeiros 18 meses do projeto europeu RADIUS - RAILWAY DIGITALISATION USING DRONES, a qual contou com a presença do Project Officer europeu.
Este projeto é financiado no âmbito do programa europeu Horizonte 2020 através da Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) e conta com a participação da IP. Os restantes parceiros são a Hitachi Rail STS SPA (líder do consórcio), Evoleo Technologies Lda, Zenabyte SRL, Aeorum Espana SL e Eurosc Espana SL.
O projeto tem como objetivo desenvolver tecnologia baseada em drones para monitorizar o estado físico e funcionalidade eletrónica dos equipamentos de terreno de sinalização ferroviária e executar atividades de manutenção específicas.
No dia 12, os líderes de cada um dos “Work Packages” apresentaram os trabalhos e desenvolvimentos técnicos já atingidos, tendo sido ainda debatido o estado global do projeto e os desafios que se colocam até à sua conclusão em 2023. Foi ainda analisado o atual contexto socioeconómico europeu e mundial, que coloca uma pressão adicional à concretização do plano de trabalhos inicialmente previsto e debatidas medidas mitigadoras a implementar.
No dia 13, na estação ferroviária de Casa Branca, foi realizado um conjunto de voos com drones da IP para avaliar as tipologias de voos a implementar. Nestes ensaios foram utilizados diversos tipos de drones, câmaras e sensores a bordo, por forma a recolher informação que permita escolher as melhores soluções para o prosseguimento do projeto.