Este sistema de alto rendimento permite ler os perfis longitudinal e transversal da estrada e, com base neles, obter um conjunto de características superficiais do pavimento.
O novo veiculo de inspeção em continuo dos Pavimentos Rodoviários, Perfilómetro Laser (RST66) já chegou à IP e está em fase final de testes de receção. Este sistema de alto rendimento, fornecido pela Ramboll, permite ler os perfis longitudinal e transversal da estrada e com base neles obter um conjunto de características superficiais do pavimento. A par da nova tecnologia, este equipamento inova em dois aspetos fundamentais relativamente ao equipamento antigo:
- Sistema de obtenção de imagens do pavimento, associado a um perfil transversal tridimensional, que permite caracterizar melhor as degradações dos pavimentos e, em especial, o fendilhamento, que atualmente é recolhido de forma visual, no RST35;
- Câmaras múltiplas para imagens panorâmicas, que garantem a recolha completa da envolvente da estrada.
Este veículo de inspeção, vem juntar-se ao SKM, adquirido em 2019 à TÜV Rheinland Schniering, completando o processo de renovação de veículos de inspeção de pavimentos rodoviários da IP.
O SKM é um equipamento de elevado rendimento, permitindo obter em contínuo o Coeficiente de Atrito Transversal - CAT.
Este equipamento possui o mesmo princípio de funcionamento que a versão inglesa SCRIM (Sideway-force Coefficient Routine Investigation Machine), que esteve em operação na IP até 2018.
De referir que se trata de um equipamento único em Portugal, que faz a medição de forma direta do CAT.