Linha do Douro – Lançado o concurso para a Eletrificação do troço entre Marco de Canaveses e Régua

Ferrovia
  • Fotografia aérea da Linha do Douro

IP lança concurso público internacional para a execução da empreitada de eletrificação do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e Peso da Régua, no distrito de Vila Real.

A Infraestruturas de Portugal informa que foi hoje publicado em Diário da República o concurso público internacional para a execução da empreitada de eletrificação do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e Peso da Régua, no distrito de Vila Real.
 
Com um preço base de 118 milhões de euros, a intervenção a executar tem como principais objetivos dar continuidade ao investimento na modernização integral da Linha do Douro, reforçando a competitividade do sistema de transporte ferroviário através da melhoria dos níveis de eficiência, segurança e qualidade e a redução dos tempos de percurso.
 
Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, destaca “A enorme importância que o lançamento deste concurso representa na estratégia de desenvolvimento e modernização da Linha do Douro que a IP está a realizar. A eletrificação do troço Marco – Régua irá potenciar fortemente a melhoria das ligações aos diversos núcleos urbanos, serviços e indústria localizados ao longo deste eixo ferroviário, assegurando o reforço da coesão social e territorial aliado à promoção da sustentabilidade do sistema de transportes.”
 
No âmbito da empreitada serão realizados, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Eletrificação integral do troço, com cerca de 47 quilómetros, no sistema 25 kV/50 Hz;
  • Instalação do sistema RCT+TP e a execução de trabalhos acessórios para garantir as condições de eletrificação;
  • Adequação/modernização dos layouts (disposição das linhas) das estações, com substituição de material de via (AMV);
  • Alteamento ou relocalização das plataformas de passageiros das estações e apeadeiros;
  • Rebaixamento da plataforma dos túneis e a reabilitação/reforço pontual das estruturas e do revestimento e tratamento e reformulação do sistema de drenagem. Intervenções a executar em seis túneis existentes no troço:

          - Túnel do Juncal, com 1624m;

          - Túnel do Riboura, com 120m;

          - Túnel do Loureiro, com 402m;

          - Túnel Má Passada, com 37m;

          - Túnel do Santinho, com 82m;

          - Túnel da Régua, com 342m.

  • Trabalhos de estabilização de um total de 40 taludes existentes ao longo do troço.

 
O concurso público encontra-se agora em fase de entrega de propostas, que decorre por um período de 90 dias.
 
Este investimento é desenvolvido no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, a integrar futura candidatura no âmbito do QFP 2021-2027, a cofinanciar pela União Europeia.