IP lança concurso público internacional para a execução da empreitada de eletrificação do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e Peso da Régua, no distrito de Vila Real.
A Infraestruturas de Portugal informa que foi hoje publicado em Diário da República o concurso público internacional para a execução da empreitada de eletrificação do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses, no distrito do Porto, e Peso da Régua, no distrito de Vila Real.
Com um preço base de 118 milhões de euros, a intervenção a executar tem como principais objetivos dar continuidade ao investimento na modernização integral da Linha do Douro, reforçando a competitividade do sistema de transporte ferroviário através da melhoria dos níveis de eficiência, segurança e qualidade e a redução dos tempos de percurso.
Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, destaca “A enorme importância que o lançamento deste concurso representa na estratégia de desenvolvimento e modernização da Linha do Douro que a IP está a realizar. A eletrificação do troço Marco – Régua irá potenciar fortemente a melhoria das ligações aos diversos núcleos urbanos, serviços e indústria localizados ao longo deste eixo ferroviário, assegurando o reforço da coesão social e territorial aliado à promoção da sustentabilidade do sistema de transportes.”
No âmbito da empreitada serão realizados, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Eletrificação integral do troço, com cerca de 47 quilómetros, no sistema 25 kV/50 Hz;
- Instalação do sistema RCT+TP e a execução de trabalhos acessórios para garantir as condições de eletrificação;
- Adequação/modernização dos layouts (disposição das linhas) das estações, com substituição de material de via (AMV);
- Alteamento ou relocalização das plataformas de passageiros das estações e apeadeiros;
- Rebaixamento da plataforma dos túneis e a reabilitação/reforço pontual das estruturas e do revestimento e tratamento e reformulação do sistema de drenagem. Intervenções a executar em seis túneis existentes no troço:
- Túnel do Juncal, com 1624m;
- Túnel do Riboura, com 120m;
- Túnel do Loureiro, com 402m;
- Túnel Má Passada, com 37m;
- Túnel do Santinho, com 82m;
- Túnel da Régua, com 342m.
- Trabalhos de estabilização de um total de 40 taludes existentes ao longo do troço.
O concurso público encontra-se agora em fase de entrega de propostas, que decorre por um período de 90 dias.
Este investimento é desenvolvido no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, a integrar futura candidatura no âmbito do QFP 2021-2027, a cofinanciar pela União Europeia.