Modernização da Linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel

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  • Mapa - Linha do Alentejo, Poceirão e Bombel

Os investimentos a executar visam potenciar a competitividade do setor ferroviário, a nível internacional, no eixo Lisboa-Madrid, bem como, a nível regional, entre as regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.

​A IP apresentou, a 26 de janeiro, na Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, a convite da Câmara Municipal de Palmela, o plano de supressão das Passagens de Nível (PN) no troço que atravessa o concelho de Palmela, no âmbito da modernização e duplicação da Linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel. Neste projeto serão eliminadas cinco passagens de nível e construídos os respetivos restabelecimentos rodoviários.

O troço Poceirão – Bombel da linha do Alentejo, atravessa os concelhos de Vendas Novas, Montijo e Palmela, tem 25 quilómetros de extensão, a que acresce a Concordância do Poceirão, entre a Linha do Alentejo e a Bifurcação de Águas de Moura – Sul com 10 km.

A empreitada de Modernização do troço da Linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel, compreende a execução dos seguintes trabalhos: 

  • Modernização e duplicação da linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel;
  • Renovação Integral de Via e Duplicação da Linha do Sul/Concordância do Poceirão;
  • Aumento da velocidade entre as Estações de Poceirão e Bombel, 
  • Adaptação da Estação de Pegões e Apeadeiros de Fernando Pó e S. João das Craveiras para serviço comercial de passageiros;
  • Ampliação do layout da estação de Bombel e alteração do layout da estação de Poceirão,
  • Construção de nova estação técnica na Bifurcação de Águas de Moura-Sul;
  • Supressão de Passagens de Nível.

Nesta fase, decorre o Projeto de Execução. A conclusão da modernização deste empreendimento irá permitir a eliminação dos constrangimentos existentes na Linha do Alentejo, no troço Poceirão-Bombel e na Linha do Sul, entre a Bifurcação de Águas de Moura Sul e o Poceirão, eliminando a limitações de capacidade e potenciando as condições de exploração. 

Será possível reduzir os tempos de percurso através do aumento da velocidade comercial, trazendo benefícios diretos para o serviço de transporte ferroviário de passageiros. Estão ainda previstas intervenções em Estações e Apeadeiros, em particular a criação de locais de atravessamento desnivelados, construção de novas plataformas de embarque e colocação de sistemas automatizados de informação ao público, aumentado as condições de segurança, conforto e acessibilidade.

No que respeita à operação, haverá um reforço da capacidade, da disponibilidade e da segurança da infraestrutura, com a instalação de novos sistemas de sinalização eletrónica de acordo com o standard europeu (ETCS). 

Com esta intervenção será possível a circulação de comboios de até 750 m de extensão, aumentando a capacidade e reduzindo o custo para as empresas, melhorando assim a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias.

A modernização e duplicação do Troço Poceirão – Bombel da Linha do Sul ganhou uma importância e abrangência acrescida com o PNI 2030, ao fazer parte de itinerários para os quais se pretende reduzir o tempo de trajeto de importantes ligações nacionais, nomeadamente entre  Lisboa e Évora/Beja  e internacionais entre Lisboa e Madrid. 

Os investimentos a executar visam potenciar a competitividade do setor ferroviário, a nível internacional, no eixo Lisboa-Madrid, bem como, a nível regional, entre as regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.