Este é o tema central da cimeira ferroviária europeia, que decorrerá no dia 21 de fevereiro, por ocasião da presidência francesa da União Europeia, e à margem da reunião informal dos ministros dos Transportes.
Após os debates e reflexões iniciados durante o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, e tendo a inovação como tema abrangente, a cimeira reunirá decisores políticos europeus e nacionais, bem como representantes da sociedade civil e do setor ferroviário, a fim de identificar cursos de ação e compromissos concretos em torno de três tópicos principais:
• Por que é que a ferrovia é a solução para descarbonizar o transporte?
• Digitalização e inovação: como construir o sistema ferroviário do futuro?
• Como financiar o sistema ferroviário de amanhã?
A cimeira, organizada pela SNCF - Société Nationale des Chemins de fer Français, marcará o encerramento oficial do Ano Europeu do Transporte Ferroviário e será a oportunidade de lançar o programa Europe’s Rail, o sucessor do programa Shift2Rail, o programa europeu de investigação e inovação específico para o setor ferroviário.
Durante o evento será apresentado o Pacto da Ferrovia Europeia para uma mobilidade mais atrativa, sustentável, inclusiva e inovadora. Este pacto é subscrito pelos CEO’s dos principais gestores de infraestrutura – incluindo a Infraestruturas de Portugal – e operadores ferroviários da Europa.
A cimeira será transmitida em streaming. Consulte o programa aqui.