Com um investimento de 750 mil euros, a intervenção teve como objetivo a melhoria das condições oferecidas aos milhares de utentes que diariamente utilizam a Estação para acesso ao transporte ferroviário.
Foi finalizada a empreitada de reabilitação na Estação Ferroviária de Alverca, na Linha do Norte. Com um investimento de 750 mil euros, a intervenção teve como objetivo a melhoria das condições oferecidas aos milhares de utentes que diariamente utilizam a Estação para acesso ao transporte ferroviário.
No âmbito da obra foi executado o reforço de fundações do corpo do edifício de passageiros, com recurso a micro-estacas, bem como a sua beneficiação geral, no que concerne à impermeabilização, substituição de coberturas e vãos envidraçados, e tratamento de elementos metálicos.
Foram igualmente intervencionadas as estruturas metálicas e coberturas das plataformas de passageiros, e instalada iluminação LED, reforçando o compromisso da Infraestruturas de Portugal (IP) no domínio da eficiência energética.
A empreitada esteve a cargo da empresa NOVA CITACOR – Metalizações e Pinturas, Lda., tendo o projeto sido desenvolvido pela ESTRUTOVIA – Consultores de Engenharia, Lda. A fiscalização da empreitada foi assegurada pela GIBB Engineering.
Esta intervenção integra o plano de beneficiação e requalificação que a IP tem em curso em várias estações da área urbana e suburbana de Lisboa, entre elas a Gare do Oriente, Entrecampos, Sete Rios e Campolide, tendo como principais objetivos adequar os espaços às novas exigências em termos de acessibilidade, funcionalidade, conforto, segurança e serviços oferecidos aos passageiros.