A Infraestruturas de Portugal faz parte do consórcio que desenvolveu o comboio demonstrador movido a hidrogénio no âmbito do projeto FCH2RAIL.
No final de maio a CAF iniciou, na sua fábrica em Saragoça, os testes estáticos do comboio demostrador movido a hidrogénio do projeto FCH2RAIL, desenvolvido pelo consórcio formado pelas empresas CAF, DLR, Toyota Motor Europe, RENFE, ADIF, CNH2, IP e FAIVELEY Stemmann Technik.
Este projeto é baseado numa unidade atual do serviço suburbano da RENFE, em concreto da série CIVIA, na qual se instalou um novo sistema de geração elétrica. Este sistema, que utiliza a hibridação da energia proveniente de células de combustível e das baterias, foi integrado no sistema de tração já existente no veículo. Desta forma tornar-se-á num dos primeiros demostradores ferroviários de veículo bi-modo com célula de combustível, ou seja, um protótipo de veículo sem emissões que poderá circular tanto em modo elétrico na infraestrutura eletrificada como em modo híbrido nos troços sem catenária.
À data, já se testaram todos os equipamentos que formam o novo sistema híbrido de células de combustível e baterias, tendo a CAF realizado a sua integração mecânica, elétrica e hidráulica na unidade CIVIA original. Desta forma, os testes que agora arrancam incluem a validação da integração deste novo sistema, convertendo-o desta maneira num comboio bi-modo sem emissões.
Um dos primeiros aspetos a testar será a correta instalação e integração do novo sistema, mediante a comprovação de todas as interfaces e seu correto funcionamento conjuntamente com os equipamentos já existentes no veículo. Um dos marcos-chave será alcançado após os testes de estanquicidade do sistema de hidrogénio, quando se proceder aos primeiros reabastecimentos de hidrogénio e, portanto, à alimentação das células de combustível. Com as células alimentadas, toda a energia necessária pelo comboio poderá ser obtida através do novo sistema híbrido. Importa referir que 100% do hidrogénio consumido ao longo destes testes será de origem renovável, denominado hidrogénio verde, que será fornecido pela Iberdrola.
O arranque destes primeiros testes na fábrica da CAF reafirma o importante esforço realizado pelo consórcio desde o lançamento do projeto FCH2RAIL no início de 2021. Além disso, representa um importante marco do projeto já que permite otimizar o funcionamento do sistema híbrido diretamente no comboio com todas as suas interfaces reais.
Uma vez finalizada esta fase de testes na CAF Saragoça, a unidade estará em condições para se iniciarem os testes dinâmicos numa via externa, previstos para este verão.
Com um orçamento de 14 milhões de euros, o projeto conta com um financiamento de 10 milhões de euros por parte da Clean Hydrogen Partnership, anteriormente FCH2 JU, agência da Comissão Europeia dedicada a promover o desenvolvimento do hidrogénio e das células de combustível.
Nos últimos anos muitas autoridades de transporte público e privado, tanto na UE como fora dela, têm mostrado interesse pela tecnologia baseada no uso de células de combustível de hidrogénio no setor ferroviário. Aqui, o principal desafio é conseguir ser uma alternativa competitiva aos comboios a tração diesel no quadro dos atuais planos de descarbonização dos transportes.
Financiamento
Este projeto recebeu financiamento da Fuel Cells and Hydrogen 2 Joint Undertaking (now Clean Hydrogen Partnership) ao abrigo do Acordo de Subvenção n.º 101006633. Esta Entidade recebe apoio do programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, da Hydrogen Europe e da Hydrogen Europe Research.