Esta intervenção permite garantir a durabilidade estrutural da Ponte sobre o Rio Trancão, com o prolongamento da sua vida útil e reforço da sua estabilidade.
Foram concluídos os trabalhos de reabilitação e reforço da Ponte sobre o Rio Trancão, na EN115, situada no distrito de Lisboa, Concelho de Loures.
A intervenção, com um investimento associado de 300 mil euros, teve como objetivo o reforço e reabilitação da obra de arte, com vista ao prolongamento da sua vida útil e reforço da sua estabilidade.
Foram realizados um conjunto de trabalhos, dos quais se destaca o revestimento geral da estrutura de alvenaria (abóbadas e tímpanos, com exceção dos talha-mares) por uma parede em betão armado por projeção, bem como dos muros de suporte. Foi ainda efetuada a manutenção e limpeza dos sistemas de drenagem, bem como a repavimentação do tabuleiro da ponte.
Sobre a Ponte
A Ponte sobre o rio Trancão é uma ponte em alvenaria de pedra calcária composta por dois arcos com aproximadamente 7 metros de vão livre. Sobre a ponte, foi executada uma laje de betão que permitiu o alargamento da faixa rodoviária, apresentando um comprimento total de 18,50 metros e uma largura total de cerca 11,50 metros.