A nova solução incorporou o alargamento da plataforma rodoviária, acomodando uma faixa de rodagem, duas bermas e dois passadiços de serviço, tendo o tabuleiro sido dotado de guardas de segurança e guarda-corpos metálicos.
Foram concluídos os trabalhos da empreitada de Substituição da Ponte do Arieiro, na EN120, em Aljezur, Distrito de Faro.
A obra, com um investimento associado de 460 mil euros, teve como principal objetivo o aumento da capacidade de vazão da ponte, através da substituição integral da mesma por uma estrutura de vão único, evitando assim a acumulação de detritos entre os pilares, garantindo a sua segurança estrutural.
Os trabalhos passaram pela demolição integral do tabuleiro, dos pilares-parede e parte dos encontros e muros ala, seguindo-se a construção de um novo tabuleiro de vão único com 15,05 m de comprimento entre eixos. Em complemento, foram construídos muros de suporte, em betão armado, em ambas as extremidades da obra.
Com esta nova solução, a plataforma rodoviária ficou com uma largura de 9,70 m, acomodando uma faixa de rodagem com 6 m, duas bermas com 0,60 m e dois passadiços de serviço com 1 m. O tabuleiro foi dotado de guardas de segurança e guarda-corpos metálicos, fixos às vigas de bordadura nas suas extremidades.
Tendo em consideração os fluxos e movimentos de fauna nesta região, foi também construído um passadiço seco, com 1 m de largura e 0,30 m de altura, paralelo ao encontro norte da obra de arte.
Executou-se, ainda, a limpeza, desmatação, regularização e reperfilamento do leito da ribeira, e dos taludes na envolvente da linha de água, numa extensão de 20 m a montante e a jusante da obra de arte.
Com a conclusão desta intervenção foram repostas as necessárias condições de segurança e a circulação rodoviária nesta via.