Durabilidade estrutural, prolongamento da vida útil e reforço da sua estabilidade.
Foi concluída a empreitada de Reabilitação e Reforço da Ponte dos Ladrões e da Ponte da Foupana na EN122, dando garantias da sua durabilidade estrutural, com o prolongamento da sua vida útil e reforço da sua estabilidade.
O Projeto foi elaborado pela firma EDGAR CARDOSO - Laboratório de Estruturas, Lda. e coordenado pela IP, tendo a empreitada sido adjudicada à empresa- H TECNIC – Construções, Lda., pelo prazo de 180 dias e um custo de aproximadamente 675 000,00 euros.
Ponte dos Ladrões - km 83+850
- Execução de microestacas e maciço de reforço da fundação dos encontros e pilar;
- Recalçamento da fundação dos muros;
- Selagem das fissuras principais dos arcos, tímpanos e muros;
- Colocação de ferrolhos de ligação entre alvenaria e betão projetado;
- Regularização do leito da linha de água;
- Execução de furos de drenagem nos arcos do tabuleiro;
- Aplicação de betão projetado nos encontros, pilar e arcos;
- Selagem de fissuras e preenchimento de eventuais lacunas nos muros e tímpanos;
- Aplicação de reboco armado com malha de fibra de vidro nos muros e tímpanos da obra de arte.
Ponte da Foupana - km 94+127
- Limpeza geral da obra e linha de água, com remoção de vegetação adjacente à obra, corte e desenraizamento de árvores localizadas junto dos encontros;
- Lavagem geral da estrutura com jato de água de pressão controlável;
- Remoção das áreas de reboco nos tímpanos dos arcos de extremidade mais degradados, e nas restantes áreas degradadas e não aderentes ao suporte;
- Execução de sistema de atirantamento dos muros tímpano, através de varão de alta resistência, embainhado no atravessamento do enchimento do cofre da obra de arte;
- Instalação de um sistema de atirantamento de reforço vertical dos muros-tímpano, através de varões de alta resistência;
- Identificação e caracterização de todas as fissuras com abertura superior a 0.30 mm;
- Limpeza e posterior selagem/injeção de todas as fissuras dos muros-tímpano e arco E1/P1;
- Colocação de "agrafos" dispostos ao longo do desenvolvimento das fissuras principais;
- Execução de furos de drenagem junto dos encontros;
- Reparação das áreas de reboco degradadas, incluindo selagem superficial das fissuras de maior expressão (>0.3 mm);
Condicionamentos
Os trabalhos foram executados de forma faseada, meia faixa de rodagem de cada vez, sendo a via condicionada ao tráfego com trânsito alternado mantendo uma via de circulação sempre em funcionamento, com apoio de meios humanos e com a adequada sinalização de dispositivos luminosos.