IP participa nas comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil

Ferrovia
Rodovia
Segurança
  • IP participa nas comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil

Sensibilização para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO), celebra-se anualmente a 1 de março.

​A instituição desta data visa:

  • Alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.
  • Prestar tributo a todos os seus agentes.
  • Promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos.
  • Promover uma introspeção sobre o papel que cabe a cada um/a de nós, cidadãos e cidadãs, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

Este ano a data foi assinalada, entre 26 de fevereiro e 5 de março, com diversos eventos a nível nacional, regional e municipal.

A Infraestruturas de Portugal, consciente da importância do seu papel neste processo, no âmbito das suas competências e da estreita colaboração que desenvolve com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), fez-se representar, associando-se às iniciativas dos seguintes Comandos Sub-Regionais: 

Comando Sub-Regional de Leiria, Município de Pombal
Exposição de meios (UMIA) e apresentação da atividade da Direção de Segurança da IP no âmbito da articulação com a ANEPC, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Comando Sub-Regional do Alentejo Central, Município de Mértola
Participação no simulacro de acidente rodoviário no dia 28 de fevereiro.

Comando Sub-Regional de Coimbra, Município de Mira 
Exposição de meios (UMIA e Espalhador de Sal) no dia 1 de março.

Comando Sub-Regional da Beira Baixa, Município de Penamacor 
Exposição de meios (UMIA) e ações de sensibilização aos alunos da Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches (Penamacor) no dia 1 de março.

Comando Sub-Regional do Algarve, Município de Faro – 1 e 2 de março
Exposição de meios (UMIA) e participação no simulacro de teste ao Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve - PROCIV_ALG´23.2, nos dias 1 e 2 de março.

A proteção civil engloba medidas preventivas destinadas a mitigar o impacto de situações de emergência ou de catástrofes, bem como a otimização da resposta prestada às populações em situação de emergência. Consciencializar a sociedade para a importância do papel de cada indivíduo na prevenção e minimização dos riscos, promover a cooperação entre as autoridades nacionais de proteção civil e sensibilizar os cidadãos para situações de catástrofe e prepará-los para permitir que o socorro seja prestado de forma rápida, eficaz e coordenada, são alguns dos principais focos da Proteção Civil.