Os investimentos a executar visam potenciar a competitividade do setor ferroviário, a nível internacional, no eixo Lisboa-Madrid, bem como, a nível regional, entre as regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.
A IP apresentou, a 26 de janeiro, na Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, a convite da Câmara Municipal de Palmela, o plano de supressão das Passagens de Nível (PN) no troço que atravessa o concelho de Palmela, no âmbito da modernização e duplicação da Linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel. Neste projeto serão eliminadas cinco passagens de nível e construídos os respetivos restabelecimentos rodoviários.
O troço Poceirão – Bombel da linha do Alentejo, atravessa os concelhos de Vendas Novas, Montijo e Palmela, tem 25 quilómetros de extensão, a que acresce a Concordância do Poceirão, entre a Linha do Alentejo e a Bifurcação de Águas de Moura – Sul com 10 km.
A empreitada de Modernização do troço da Linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel, compreende a execução dos seguintes trabalhos:
- Modernização e duplicação da linha do Alentejo entre Poceirão e Bombel;
- Renovação Integral de Via e Duplicação da Linha do Sul/Concordância do Poceirão;
- Aumento da velocidade entre as Estações de Poceirão e Bombel,
- Adaptação da Estação de Pegões e Apeadeiros de Fernando Pó e S. João das Craveiras para serviço comercial de passageiros;
- Ampliação do layout da estação de Bombel e alteração do layout da estação de Poceirão,
- Construção de nova estação técnica na Bifurcação de Águas de Moura-Sul;
- Supressão de Passagens de Nível.
Nesta fase, decorre o Projeto de Execução. A conclusão da modernização deste empreendimento irá permitir a eliminação dos constrangimentos existentes na Linha do Alentejo, no troço Poceirão-Bombel e na Linha do Sul, entre a Bifurcação de Águas de Moura Sul e o Poceirão, eliminando a limitações de capacidade e potenciando as condições de exploração.
Será possível reduzir os tempos de percurso através do aumento da velocidade comercial, trazendo benefícios diretos para o serviço de transporte ferroviário de passageiros. Estão ainda previstas intervenções em Estações e Apeadeiros, em particular a criação de locais de atravessamento desnivelados, construção de novas plataformas de embarque e colocação de sistemas automatizados de informação ao público, aumentado as condições de segurança, conforto e acessibilidade.
No que respeita à operação, haverá um reforço da capacidade, da disponibilidade e da segurança da infraestrutura, com a instalação de novos sistemas de sinalização eletrónica de acordo com o standard europeu (ETCS).
Com esta intervenção será possível a circulação de comboios de até 750 m de extensão, aumentando a capacidade e reduzindo o custo para as empresas, melhorando assim a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias.
A modernização e duplicação do Troço Poceirão – Bombel da Linha do Sul ganhou uma importância e abrangência acrescida com o PNI 2030, ao fazer parte de itinerários para os quais se pretende reduzir o tempo de trajeto de importantes ligações nacionais, nomeadamente entre Lisboa e Évora/Beja e internacionais entre Lisboa e Madrid.
Os investimentos a executar visam potenciar a competitividade do setor ferroviário, a nível internacional, no eixo Lisboa-Madrid, bem como, a nível regional, entre as regiões do Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo.