Mês Europeu da Diversidade | IP participa no "STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia"

Eventos
Responsabilidade Social
  • Dia Internacional das Raparigas
  • Fotografia do encontro STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia
  • Fotografia do encontro STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia

A IP participou na iniciativa "STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia", no Centro Cultural de Viana do Castelo.

A IP associa-se ao Mês Europeu da Diversidade, que se celebra em maio sob o tema "Construindo Pontes", participando hoje, dia 4, na iniciativa "STEM LABS: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia", no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Esta ação, incluída no Programa Engenheiras Por Um Dia, assinala ainda o "Girls in ICT Day", uma iniciativa internacional da União Internacional das Telecomunicações com o objetivo de aumentar a consciencialização e a participação das raparigas para as oportunidades de carreiras em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Informática. São esperados/as estudantes do 3º ciclo e secundário, num evento que junta escolas, empresas e instituições do ensino superior no mesmo local, para demonstração e realização de atividades práticas de várias áreas da Engenharia e Tecnologia.

A IP marca presença através da apresentação teórica e prática que José Afonso Abreu, da DRR, fará sobre a utilização dos Drones na Construção, Operação, Manutenção e Fiscalização da Rede Rodoviária.

A aplicação de VANTS (Drones) é utilizada no suporte a atividades relacionadas com a Operação e Manutenção, através de um conjunto de missões que tem vindo a permitir, de uma forma, económica, funcional e mais expedita, entender, avaliar e caracterizar a realidade territorial existente, apoiando atividades de construção, operação, manutenção e fiscalização da rede rodoviária nas áreas de jurisdição e áreas adjacentes, com recurso a captura de imagens áreas e registos de vídeo. As capturas de imagens métricas ocorrem (banda do Visível – RGB) com uma câmara fotográfica (sensor) de 35 mm. As imagens capturadas são, também, objeto de tratamento com recurso a softwares específicos e a sistemas de informação geográfica, sendo disponibilizada informação explicita, no tempo e espaço, nas diversas áreas de atuação da IP.

Durante todo o dia, os/as estudantes poderão explorar áreas inovadoras e tecnológicas, especialmente sobre esta área de engenharia da IP.