O desrespeito pelas regras de segurança e pela sinalização está na origem da grande maioria dos acidentes em passagens de nível. A IP lança a segunda vaga da campanha de sensibilização numa perspetiva de prevenção e alerta para os riscos de atravessamento.
Ao longo dos últimos anos, a Infraestruturas de Portugal tem investido na melhoria e reforço das condições de segurança de atravessamento e procedido à supressão de centenas de passagens de nível em toda a Rede Ferroviária Nacional.
Em novembro de 2022 decorreu a primeira vaga desta campanha, cujo objetivo é sensibilizar para os riscos inerentes ao atravessamento em passagens de nível e divulgar as boas práticas e ações a adotar, instigando a comportamentos adequados, ao civismo e respeito pelas medidas de segurança.
A segurança em passagens de nível é uma responsabilidade partilhada.
A segunda vaga desta campanha decorre até dia 12 de junho com divulgação na televisão e nas rádios nacionais, regionais e locais, e ainda através dos canais digitais e na rede de mupis em estações ferroviárias.
Spot de rádio:
Boas Práticas
A nível europeu, tem existido um esforço de vários agentes para a prevenção, sensibilização e formação para alterar os comportamentos negligentes dos utilizadores e para o cumprimento das boas práticas de segurança.
Os acidentes em passagens de nível representam na Europa 30% do número total de mortes no transporte ferroviário.
Entre as causas principais para a ocorrência destes acidentes estão a desvalorização do risco, a distração e a falta de atenção às indicações dos sinais, quer no atravessamento pedonal quer rodoviário.
Os acidentes são evitados com o cumprimento das regras de segurança:
- No atravessamento de uma passagem de nível respeite a sinalização apresentada. Atravessar uma passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou sinalização ativa é ilegal e pode ser mortal.
- Atravessar a via-férrea fora dos locais identificados ou sinalizados é ilegal e está sujeito a coima.
- Certifique-se que não se aproxima nenhum comboio e atravesse com prudência. Nunca pare a meio do atravessamento. Lembre-se que um comboio pode ocultar outro.
- A proibição de atravessamento numa passagem de nível tem início a partir do momento em que a sinalização luminosa é ativada. O desrespeito pela sinalização nas passagens de nível representa uma contraordenação grave punível com coimas.
- A audição é um sentido privilegiado para se dar conta da aproximação de um comboio. Nunca atravesse uma linha de caminho-de-ferro com auscultadores nos ouvidos.
- Se um veículo avariar numa passagem de nível e o comboio se aproximar, deve abandonar imediatamente a viatura e afastar-se da via-férrea.
- As passagens de nível automatizadas estão dotadas de um número de contacto para o qual deverá ligar em caso de emergência. Nas restantes passagens de nível deve contactar o 112.